A visão que vai marcar a história do entretenimento

Por Sofia Tenreiro*

Na celebração de uma década desde o lançamento da consola Xbox original, a Microsoft volta a surpreender com muitas novidades que seguramente farão com que este ano seja sem dúvida, o melhor ano de sempre da marca. O anúncio do Kinect, dispositivo de jogos sem fios da Microsoft, para além de um novo modelo da consola Xbox 360 e novos jogos como Fable 3, Gears of War ou o Halo Reach garantem que a marca continua atenta às necessidades dos mais variados consumidores. Estes lançamentos pretendem ir ao encontro dos gostos dos hardgamers mas também das famílias, dos mais pequenos ou mesmo do target feminino.

Estas novidades vindas directamente da E3, a maior feira de videojogos do mundo que decorreu esta semana em Los Angeles, comprovam a estratégia de reposicionamento da Xbox e a visão de entretenimento da Microsoft. A consola passa a ser o centro do entretenimento de toda a família, acabando com todas as barreiras, colocando a tecnologia ao serviço do utilizador, permitindo concentrar todo o entretenimento num só aparelho. Com efeito, a consola permite não só jogar, como ter acesso à TV de HD (no caso português através do Vodafone Casa TV onde a consola funciona como box), como aceder as principais redes sociais (facebook, twitter), jogar online e contactar todos os nossos amigos através do Xbox Live e ainda funcionar como Media Center das nossas musicas, vídeos ou fotos.

[caption]Sofia Tenreiro[/caption]

Compreendendo a visão de entretenimento da Microsoft, percebe-se as razões de termos optado estrategicamente pelo desenvolvimento do Kinect. Até há pouco tempo denominado por Project Natal, o Kinect será lançado a 4 de Novembro nos EUA. Este acessório da Xbox 360 revoluciona todo o entretenimento, uma vez que permite jogar/interagir sem qualquer comando sendo nós próprios o comando. A essência do Kinect está na simplicidade de como funciona, bastando qualquer criança ou adulto colocar-se à frente do sensor. O Kinect reconhece o rosto de cada utilizador, os movimentos de todo o corpo e a sua voz, dando lugar a uma divertida experiência de entretenimento e social sem comandos funcionando com qualquer consola Xbox 360.

O Kinect será lançado com uma gama alargada de jogos (15 títulos) dirigidos aos mais variados gamers, desde jogos de fitness, a desportos, dança, aventuras, animais, entre outros. Mas a partir do momento que o Kinect passa de sonho à realidade, abrem-se um sem número de possibilidades para aplicar a sua tecnologia a outras vertentes desde os media. Depois do lançamento do Kinect será cada vez mais difícil distinguir a fronteira entre o mundo real do mundo virtual e a interacção entre a "máquina" e o seu "utilizador" será cada vez mais natural.

A visão de entretenimento tornou-se ainda mais visível após o anúncio também esta semana da nova consola Xbox 360. Depois de 2 anos de desenvolvimento no maior dos segredos, foi anunciada um novo modelo da consola Xbox 360, mais pequena, com wi-fi incorporado e um disco de 250 GB também incorporado. Esta nova consola é preta, tem um design muito mais moderno, com linhas direitas e um acabamento espelhado. É mais avançada tecnologicamente sendo que é totalmente silenciosa. Não só o produto em si é bastante inovador como a sua data de lançamento surpreendeu em muito todo o mercado. Foi lançada esta semana nos EUA e na Europa, incluindo Portugal chegará a 16 de Julho.

Todos estes lançamentos, e a grande presença da Xbox na E3 mostram o enorme investimento que a Microsoft está a fazer para transmitir a sua visão de entretenimento, para transformar aquilo que ontem era um sonho, para a realidade de amanhã! Sem dúvida que continuaremos a ser surpreendidos!

* Responsável pela divisão de Entertainment & Devices da Microsoft Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.