Vera Borges (*)
Já lhe aconteceu ir a uma loja de roupa e não encontrar um modelo que lhe assente bem? Descobrir uma peça interessante, mas que não era exatamente a cor ou o formato que estava à procura? Ou chegar mesmo a comprar um artigo, mas depois quando olha à sua volta parece que todos andam vestidos de forma igual? Serve a metáfora para mostrar que com a aprendizagem ao longo da vida acontece exatamente a mesma coisa – a mesma abordagem formativa não serve para todos. E mais, não devemos sequer encarar a formação como um mero acessório de moda, mas antes como a peça principal do guarda-roupa.
Desta forma, nem todos os colaboradores de uma organização apresentam as mesmas necessidades e expectativas, no que diz respeito ao outfit que melhor corresponde aos seus objetivos profissionais e aos da organização onde se inserem. É por isso que personalizar a formação é tão importante, em vez de “usarmos” outros modelos já existentes no mercado, só porque simplesmente “estão na moda”, mas nem sequer se adaptam ao nosso gosto nem estilo… tal e qual sucede no pronto a vestir. Customizar os percursos formativos de acordo com os objetivos organizacionais e individuais de cada participante é fundamental para desenvolver, de forma mais eficaz, a introdução de novos conceitos, técnicas e know-how essenciais para melhorar os hábitos, comportamentos e, sobretudo, as competências adquiridas no local de trabalho.
Aqui, a tecnologia é muito mais do que uma tendência – assume-se como o verdadeiro promotor e potenciador da aprendizagem, capaz de criar experiências envolventes, digitais e 100% transformadoras, que acrescentam valor único agregado e combinam eficácia, flexibilidade e inovação. A riqueza do Digital Learning é tanta que supera em larga escala a simples transposição dos conteúdos online (e-Learning). O Digital Learning evoluiu para um patamar que incorpora hoje um enorme leque de novos e renovados serviços, formatos e recursos multimédia que permitem ao utilizador uma Learning eXperience interativa, cativante e completamente moldada ao perfil e ao ritmo de cada utilizador.
Como exemplo desta premente necessidade de reinvenção na formação, podemos citar a abordagem 4REAL® (Real Efficient Adapted Learning) – a primeira solução formativa que integra a personalização dos percursos de aprendizagem com a sua transferência para o contexto “on-the-job”, assegurando por isso resultados imediatamente visíveis e mensuráveis. Para tal, os percursos 4REAL® recorrem a uma LearningHub (plataforma digital) exclusiva, seja na modalidade totalmente presencial, em formato blended ou online. Incorporam também diversas ferramentas digitais que adotam os formatos tecnológicos mais inovadores e que respondem às necessidades e desafios atuais das organizações, onde se incluem classes virtuais, vídeos de engagement, profilers, quizzes, módulos de treino intensivo, videocasts, infográficos, atividades colaborativas, entre muitos outros.
Isto porque permanecer na liderança da conceção de estratégias digitais aplicadas à formação significa obrigatoriamente criar experiências de aprendizagem que “assentem que nem uma luva” a cada indivíduo, equipa e organização. É esta a chave para atingir elevados níveis de performance, assentes na transferência efetiva da aprendizagem para o local de trabalho.
(*) Digital Learning Advisor da Cegoc
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