ePortugal - Uma nação de possibilidades

Por Pedro Cruz // Equilibrium (*)

Muito mudou na Comunidade ePortuguesa desde que, fruto da publicação de artigos sobre a Comunidade Portuguesa do eRepublik no TeK.Sapo.pt e no tecnologia.msn.pt, um Baby Boom ocorreu.

Antes da publicação dos artigos, a população ePortuguesa rondava os 1.700 jogadores. Actualmente, esse número queda-se acima dos 3.000, entre Cidadãos a habitar em Portugal e população emigrante.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Adicionalmente, e graças à disponibilização do referral link concedido pelo Governo, o Estado arrecadou directamente, com a entrada dos novos jogadores, um montante superior a 600 Gold, correspondente por si só a cerca de metade do total de Gold que os cofres do Estado tinham na altura.

Assim, em termos de consequências directamente mesuráveis, ePortugal quase duplicou a sua população, e aumentou fortemente (50% +) as reservas de Gold nos cofres.

Já no que diz respeito a consequências indirectas, as mesmas são tantas e tão positivas que se torna complicado apurá-las e mencioná-las sem esquecer nenhuma!

Conforme sabemos, quando alguém começa a jogar eRepublik, é o equivalente a um bebé, desprovido de skills laborais, patente militar, força de combate ou até bens/riqueza acumulados. É com o tempo e com a actividade que cada bebé se desenvolve na(s) área(s) da sua preferência, tornando-se assim com esse tempo e actividade um elemento cada vez mais útil na Comunidade, através do seu desenvolvimento militar, laboral e político.

-:: Forças Armadas ::-

Começamos agora a ver um aumento de efectivos nas Forças Armadas Portuguesas (FAP), as quais tornaram assim a ter a capacidade de representar e honrar Portugal nos campos de batalha por esse eMundo fora.

Este aumento e redinamização das FAP é importantíssimo face aos conflitos actuais, que se traduzem na prática na III Guerra Mundial do eRepublik, e no qual a Aliança a que ePortugal está filiado (PHOENIX) tem tido muitas dificuldades, dada a força dos inimigos ePolónia (60.000 jogadores), eEspanha e eEUA (ambos com 23.000 jogadores cada). De referir que estas três eNações são filiadas na Aliança inimiga (EDEN) e que, actualmente e a título de exemplo, dividem entre si a quase totalidade da eFrança.

Dado este conflito, é cada vez mas importante ter um exército não só capaz e bem preparado como.. numeroso.

-:: Economia ::-

Colocando de parte todo o Gold que entrou directamente para os cofres do Estado, estamos também neste momento em condições de afirmar que a economia ePortuguesa conseguiu adaptar-se ao crescimento populacional de uma forma que superou largamente as nossas expectativas.

Após uma preparação por parte das empresas do Estado para terem vagas de emprego para todos os novos jogadores, foi louvável o esforço geral dos empresários privados, que colocaram ofertas de emprego com salários ligeiramente acima da média para ajudar os recém chegados após saírem das empresas Estatais.

O jogo encontra-se neste momento sob preparação para o lançamento de uma nova versão, a qual trará muitas novidades sobre o módulo económico, pelo que se vive de momento uma era de expectativa e.. poupança para o que aí vem.

-:: Sociedade ::-

Onde verdadeiramente se tem notado, todos os dias, a influência do Baby Boom de há dois meses. Desde a publicação dos artigos nos sites referidos no início, que quase todos os dias um ou mais Cidadãos decidem tornar-se jornalistas, políticos, analistas, etc., gerando assim o aparecimento de mais jornais, mais debates, mais piadas. Numa palavra: Mais actividade.

E é precisamente esta actividade que permite a uma Sociedade manter-se dinâmica, coesa e, em última instância, capaz de responder prontamente a uma necessidade de qualquer âmbito, seja ele económico ou militar.

É o estabelecer de eAmizades (que, fruto do contacto constante e dos vários encontros de Norte a Sul do país, perde por vezes o 'e') e a constante discussão sobre novas ideias e abordagens que permite a um ePaís evoluir e adaptar-se, crescer e amadurecer, e estar pronto para, cada vez que tal seja possível, receber da melhor forma os novos Cidadãos.

De uma forma geral, ou no que se pode chamar o panorama internacional, podemos dizer que o Baby Boom tornou ePortugal naquilo que é hoje, um ePaís de longe mais evoluído e preparado para os conflitos eMundiais e para as constantes guerras (políticas, comerciais e militares) que dominam e determinam o estatuto de cada nação no ePlaneta.

A nível interno, temos hoje um ePaís a fervilhar com novas ideias, novas posturas e novas abordagens, sendo isto essencial também para que os Cidadãos mais experientes continuem a sentir vontade de evoluir e ajudar o país a melhorar.

Num aparte, foi também de realçar a capacidade de entreajuda de quase toda a população. Grupos houveram que fizeram turnos nas salas de chat para ajudarem os novos Cidadãos, empresas distribuíram parte dos seus stocks (de comida, principalmente) para os recém chegados não gastarem os seus primeiros salários, e foram muitas as iniciativas individuais de Cidadãos experientes que se disponibilizaram para tutorar os mais novos e os ajudarem na introdução a este Novo Mundo.

Resumindo, acredito que ePortugal, à imagem de Portugal, demonstrou ter a capacidade para bem receber e acolher.

Enquanto Presidente de ePortugal que fui nos últimos dois mandatos, fiquei orgulhoso da forma como tudo se processou, e tornei a acreditar na possibilidade de virmos a poder desempenhar um papel de relevo nos destinos do eMundo, não como 'nação de 2ª linha', mas como eventual potência a ter em conta.

No entanto, e apesar de contarmos agora com o dobro da população, não somos ainda suficientes para atingirmos este objectivo. Todas as ajudas são muito bem vindas, e constituem mais um passo do caminho que, quando finalmente percorrido, nos permitirá assumirmos as rédeas deste cantinho à beira eMar plantado e, quem sabe, concretizarmos o utópico Quinto Império do Pessoa.

A todos os que ficarem curiosos e interessados em conhecerem este Novo Mundo, agradeço que se inscrevam no jogo através do seguinte link, dado que quando chegarem a um determinado nível gerarão um montante em Gold que será encaminhado para os cofres do Estado:

http://www.erepublik.com/en/referrer/Equilibrium

(*) Actual Vice-Presidente de ePortugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.