Fazer Outsourcing de um Data Center
Por: António Faria (*)

A situação económica actual exige, às empresas, uma capacidade de adaptação rápida à mudança e uma procura constante de novas oportunidades de negócio. Adicionalmente, conduz as empresas a maximizarem, cada vez mais, os seus recursos, aumentando a sua eficiência e eficácia, assegurando que a qualidade dos seus serviços/produtos não sofre alterações, e, simultaneamente, que se expandam ou contraiam, nomeadamente, ao nível dos recursos de infra-estruturas técnicas.

Esta necessidade de adaptação e de maximização, constante, de recursos tem-se verificado nos mais diversos sectores de actividade, em particular ao nível do alojamento de infra-estruturas de TI.

[caption]António Faria, manager da Capgemini[/caption]
O Outsourcing de um Data Center confere às organizações uma maior flexibilidade, mantendo o acesso às operações dos sistemas de informação, e permitindo o acompanhamento permanente das mudanças tecnológicas.

Mas, o que significa o Outsourcing de um Data Center? Este, traduz-se na deslocalização das plataformas de servidores e outros equipamentos de TI, para um Data Center externo à empresa, onde a operação e monitorização dos sistemas é efectuada numa base 24x7, mantendo-se, contudo, a possibilidade de acesso remoto, para a operação ou a administração dos sistemas.

Existem benefícios claros no Outsourcing de Data Centers, quando comparados com a opção de manter ou construir um centro de dados dentro da empresa, nomeadamente:


  • Economias de escala - o Outsourcing de um Data Center permite a rápida adaptação da empresa às necessidades do mercado, sem ser necessário reduzir ou aumentar equipamentos ou funcionários;
  • Infra-estruturas de elevada qualidade - as instalações dos fornecedores de serviços de Outsourcing são desenhadas de forma a assegurar todos os requisitos de um Data Center eficiente, com sistemas de redundância que minimizam as possibilidades de falhas, com um nível de segurança muito mais elevado, minimizando os riscos de intrusão ou de alteração da informação;
  • Reduções dos custos operacionais - permitem a poupança de recursos financeiros, que podem ser canalizados para investimentos noutras áreas do negócio;
  • Conectividade assegurada e maior largura de banda - permitem uma maior qualidade de acesso aos serviços.

As economias de escala associadas à redução de custos operacionais, que o Outsourcing de um Data Center possibilita, são ferramentas valiosas para aumentar a competitividade das organizações, sobretudo as de cariz não tecnológico.

Concluindo, trata-se de uma decisão simples, sem grandes riscos associados e com uma poupança directa significativa, sendo inquestionáveis as vantagens qualitativas e de gestão de risco que se obtêm. Pode decidir ainda hoje deixar de ter o seu Data Center "amador" e externalizar esta função, que é mais do que uma simples commodity.

(*) Manager da Capgemini Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.