Por Filomena Conceição (*)
O mundo tem vindo a sofrer profundas alterações para as quais o desenvolvimento das novas tecnologias assume um papel preponderante. As consequências estão à vista de todos e os benefícios superam em larga escala os aspetos menos positivos. Esse mesmo desenvolvimento fez com que as empresas tivessem de repensar as suas estratégias a curto, médio e longo prazo. É, por isso, com naturalidade que a inovação assume um papel de grande destaque nas estratégias das empresas, no presente e na visão de futuro.
Este é o único caminho que nos irá permitir continuar a proporcionar aos clientes experiências únicas que vão muito para além do mero ato de compra. A aposta na criação de autênticos ‘smart and lively places’, capazes de diversificar a experiência dos clientes, é uma prioridade.
Para tal é essencial escutar o consumidor, entender as necessidades locais e saber como conjugá-las com as tendências globais – “meeting people and territory needs”. É fulcral o estabelecimento de uma relação emocional, que se reflita numa verdadeira atitude Innovative.
A procura pela digitalização dos pagamentos
Sabemos que os consumidores atuais procuram cada vez mais soluções úteis e com facilidade de uso que lhes simplifiquem a vida. Estamos perante consumidores informados, atualizados face às tendências globais e totalmente ávidos e recetivos às novas tecnologias, sempre que estas representem uma melhoria na sua qualidade de vida.
Segundo um estudo realizado pela SIBS (SIBS Market Report 2016), os métodos de pagamento eletrónicos são a preferência dos portugueses cibernautas para efetuarem as suas compras, seja no mundo físico ou online. Comodidade, rapidez e segurança são os fatores mais valorizados quando se tratada de escolher o método de pagamento, razão pela qual o cartão de débito é o instrumento mais utilizado em loja.
Por outro lado, neste mesmo estudo é curioso verificar que a maioria dos consumidores tem mais preocupação com o esquecer-se do telemóvel em casa, do que com a própria carteira. O telemóvel assume uma importância na vida de todos como nunca antes, tornando-se a sua utilização cada vez mais frequente para as diversas operações diárias, como compras ou operações financeiras.
Neste contexto, o pagamento digital é uma realidade cada vez mais presente no nosso quotidiano, uma verdadeira mais-valia para lojistas e clientes, facilitador da venda imediata, que empresas a atuar no setor do retalho e serviços não podem ignorar. Acompanhar esta grande tendência, nomeadamente através do telemóvel, é uma exigência para empresas ligadas ao comércio e sustentáveis, o que só é possível rodeando-se de parceiros e tecnologias capazes de corresponder a este desafio.
No ano passado, percebendo a importância de apresentar uma solução que representasse uma melhoria da experiência do cliente na área de restauração, estabelecemos uma parceria com a Levoo, uma startup 100% portuguesa, para a implementação de kiosks digitais multimarca no centro comercial Alegro Alfragide. Através destes kiosks digitais, os clientes podem efetuar os seus pedidos de refeições, fazer o respetivo pagamento (MB WAY, cartões de crédito, débito e de refeição) e ainda receber um alerta no seu smartphone quando a sua refeição estiver pronta para levantamento. Tudo isto através de um ecrã digital ou de uma app no telemóvel, o que permite aos nossos clientes economizar tempo e evitar esperar nas filas.
Este ano, foi a vez de alargar o pagamento digital a uma grande parte dos lojistas, facilitando ainda mais a vida dos nossos clientes. O Alegro Alfragide passou a permitir pagamentos MB WAY - o serviço de pagamentos mais moderno e completo de Portugal e também a forma de pagamento digital mais reconhecida e fiável no nosso mercado - através da tecnologia QR Code. Para a implementação desta tecnologia pioneira que permite, a utilizadores de iOS e Android, pagamentos mais simples e cómodos, através do telemóvel, foi fundamental o trabalho desenvolvido em parceria com a SIBS.
Os benefícios do pagamento digital são inegáveis e é certo que esta tendência, em franco crescimento, vai continuar a favorecer clientes, comerciantes, empresas facilitadoras deste processo e em última análise, a própria sociedade. Ficamos expectantes com os desafios impostos por esta realidade, em que a evolução das novas tecnologias, potenciada pela multiplicação exponencial do conhecimento e empreendedorismo de novos players no mercado, é incontornável e fará emergir novas soluções.
Perante esta dinâmica de mercado exigente, a inovação é a resposta e o único caminho possível para empresas que se queiram sustentáveis e duradouras!
(*) Diretora Comercial e de Marketing da Immochan
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