MIAU.PT: 9 ANOS DE SUCESSO
Por Jorge Landau (*)

Se olharmos para esta lista de artigos insólitos que, nestes 9 anos, já passaram pelo miau.pt, somos tentados a acreditar, a acreditar mesmo, que nesta vida tudo se vende e tudo se compra: umas algemas da polícia, um maçarico de bolso, um Ferrari, um helicóptero, um barco, uma casa de férias em Marrocos, um cacto, um casal de cisnes...

Se olharmos para os mais de sete milhões e meio de negócios processados; se olharmos para o número de membros registados activos (mais de 200.000), para as audiências (mais de 15 milhões de pageviews por mês e mais de 1 milhão de visitantes mensais) e se olharmos para o crescimento sustentado que o miau.pt regista em quase uma década de existência, somos tentados a acreditar que tínhamos razão quando lançámos esta operação e que faz sentido a estratégia que temos seguido.

[caption]Jorge Landau[/caption]
Ao fim de nove anos de actividade, a marca miau.pt conquistou um lugar de liderança entre todos os sites de comércio electrónico, e garantiu um crescimento de 800% do número de negócios concluídos com sucesso desde o lançamento.

A capacidade para garantir, diariamente, um dinamismo notável; a oferta permanente os negócios mais competitivos e a fiabilidade da plataforma de negociação virtual permitem mesmo que, hoje em dia, alguns dos fãs mais incondicionais vejam o miau.pt como um segundo emprego, ou, algumas vezes, como um ocupação principal, economicamente sustentável.

Para chegar aqui foi necessário desafiar, resistir e inovar em várias áreas. Actualmente, mais do que um site de leilões, o miau.pt orgulha-se de ser uma comunidade online que garante os mais elevados níveis de segurança, a par com um leque abrangente de serviços complementares: um robusto motor de pesquisa, um completo directório de categorias e artigos em leilão, vários mecanismos de avaliação de desempenho de compradores e vendedores, gestão de conta pessoal, notificação por email da evolução de leilões ou a possibilidade de programação de licitações automáticas, além de outros serviços complementares, como por exemplo, a digitalização gratuita de fotografias. Para manter o 'selo de fiabilidade' miau.pt todos os registos feitos são verificados, para garantir a veracidade dos dados e a maioridade dos utilizadores.

Os utilizadores do miau.pt têm hoje acesso a uma montra com mais de 85 mil artigos, segmentados em 23 categorias principais desde a informática, motores, relojoaria, jogos e consolas, entre outras. No que diz respeito a preços, o leque é igualmente imbatível. É possível fazer negócios a partir de € 0,10 (de um selo de colecção) e subir até aos quase 2,5 milhões de euros (de um terreno).

Hoje, mantemos o ADN, capitalizamos na experiencia acumulada, beneficiamos das sinergias entre as empresas do Grupo em que estamos integrados (SONAE) e surpreendemos com significativos ganhos operacionais

Queremos ser cada vez mais 'a' referência enquanto maior comunidade de comércio electrónico nacional. É com esta visão que estamos a desenvolver novos serviços e novas funcionalidades - para podermos proporcionar cada vez mais alternativas e melhores experiências de compra e venda online a todos os membros da comunidade.

(*) Director-geral do Miau.pt