O mundo Ovi



Nicolau Mesquita (*)



A Nokia pode orgulhar-se de dizer que inspira mais de mil milhões de utilizadores de equipamentos móveis, em mais de 180 países, e é nesse sentido que inspira tendências, ao mesmo tempo que está atenta ao que os consumidores querem e procuram num telemóvel. Assim sendo, e tendo em conta que actualmente os consumidores descarregam activamente milhares de aplicações e conteúdos a partir dos seus equipamentos móveis, podemos visionar qual será o caminho das redes sociais e a importância (ainda maior) que o acesso à Internet nos telemóveis vai representar.



Numa altura em que o telemóvel é cada vez mais ubíquo, a Nokia alarga o conceito de "Social Network" para lá do computador e é neste cenário que o mundo Ovi, da Nokia, ganha um significado crescente e cada vez mais relevante.



Ovi significa "porta" em finlandês e é mesmo isso que pretende ser: uma porta do consumidor/utilizador à sua vida online, disponibilizando-lhe o acesso às suas APIs (aplicações) e a uma série de outros conteúdos! E porque o objectivo é que esta "porta" dê acesso a um universo cada vez maior, a Nokia anunciou recentemente o Ovi App Wizard, que permite, de uma forma gratuita, que um utilizador ou developer crie conteúdos para telemóveis de uma forma fácil e rápida.



[caption]Nicolau Mesquita[/caption]

O mundo Ovi conta com a Loja Ovi, o Ovi Mail, a Nokia Music Store, o Mapas Ovi … enfim, tudo o que é preciso para que o consumidor consiga, a partir do seu telemóvel, ter acesso à sua vida online. E os números comprovam que o utilizador adere em força a estes serviços.



Por exemplo, a Loja Ovi conta com mais de 10 mil conteúdos e regista cerca de 1,7 milhões de downloads por dia; o Ovi Mail atingiu, em Junho deste ano, 10 milhões de contas activas; a Nokia Music Store em Portugal integra um catálogo de cerca de sete milhões de músicas, sendo que 35 por cento dos downloads feitos são do nosso catálogo nacional; e o Mapas Ovi é outro caso de grande sucesso. Numa semana atingiu um milhão de downloads e desde o seu lançamento, em Janeiro de 2010, até ao final de Abril, conseguiu o impressionante marco de 10 milhões de downloads.

Por outro lado, o impacto deste serviço também está relacionado com as fantásticas funcionalidades que oferece, que vão além da oferta gratuita de navegação automóvel e pedestre. O Mapas Ovi permite, por exemplo, que o utilizador tire uma fotografia com o seu telemóvel e a localize num mapa, veja que amigos estão online e actualize o seu perfil nas diferentes redes sociais, como o Facebook. Ou seja, com o Mapas Ovi o utilizador é capaz de localizar e contextualizar geograficamente os seus amigos!

No fundo, é notório que actualmente os utilizadores valorizam e exigem ter na mão toda uma panóplia de serviços baseados na Internet. Por isso, a Nokia faz-lhes a vontade através do mundo Ovi, aliando o acesso à Internet à mobilidade (proporcionada pelos telemóveis) e à facilidade de utilização. Com esta conjugação de factores os utilizadores podem estar sempre online, não só com os seus amigos e conhecidos, mas também com um mundo ilimitado de informação e de entretenimento.



Verifica-se, assim, que o conceito de "Socialware" está a ganhar terreno, ou seja, actualmente já não se trata apenas de distribuir aplicações e conteúdos, trata-se sim de afectar positivamente a vida dos consumidores. E é isso mesmo que todo o universo Ovi se propõe e está a fazer.

(*) Responsável pela área de Serviços da Nokia Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.