O Portal de Energia para o consumidor doméstico
Por Diogo Cordeiro (*)

A implementação das redes e contadores "inteligentes", que está actualmente em curso em Portugal e em todo o mundo, irá possibilitar às empresas do sector Energético o acesso a grandes quantidades de informação sobre o consumo de electricidade e gás, permitindo a melhoria e diversificação da oferta de serviços ao consumidor final.

Considerando as preocupações das sociedades modernas, relativamente à optimização do consumo energético e redução da emissão de gases de efeito de estufa, será essencial que as utilities considerem nos seus processos de oferta de serviços os dados recolhidos pelas novas plataformas de medida e distribuição de energia "inteligentes". Desta forma, será prestada informação útil e educativa aos seus clientes, consciencializando-os para a problemática da sustentabilidade energética.

[caption]Diogo Cordeiro[/caption]
Para que este serviço de informação seja útil, pedagógico e apelativo é necessário considerar três vertentes: i) conteúdo, ii) formato de apresentação e iii) meio de disponibilização.

O conteúdo a disponibilizar ao cliente final deve considerar três pressupostos base: preço/custo, qualidade da informação e variedade na oferta de serviços.

Para o critério preço/custo será uma mais-valia disponibilizar ao consumidor informação em tempo real, relativa à sua factura energética, bem como os vários tarifários disponíveis e ainda informação dinâmica sobre a tarifa unitária à qual o cliente pode comprar ou vender energia.

A qualidade da informação está associada ao detalhe e fiabilidade da mesma, devendo-se por exemplo apresentar consumos desagregados, quer por divisões da habitação, quer por equipamento (por enquanto é necessário recorrer a tomadas "inteligentes" que medem o consumo e estabelecem a comunicação entre equipamentos e portal, mas no futuro os próprios equipamentos serão fabricados com esses sistemas embebidos).
Uma oferta de serviços variada permitirá dinamizar e acrescentar valor à relação comercial, assinalando-se entre os serviços possíveis: o cálculo de pegada de CO2; a visualização e selecção de fontes de energia e a informação detalhada sobre a energia gerada na sua própria habitação, através da micro-geração.

Quanto ao formato de apresentação da informação é essencial considerar pelo menos cinco factores: disposição dos menus, dos elementos informativos, de informação publicitária, etc.; destaque dos elementos mais importantes no contexto actual, captando a atenção em termos visuais; quantidade de informação disposta no ecrã, que deve ser mínima e essencial; capacidade de configuração da informação, relativamente ao conteúdo e à sua disposição, de acordo com o perfil do utilizador; e desempenho do sistema, que se traduz no tempo necessário para o utilizador aceder à informação que necessita, e que resulta da diminuição do tempo de espera e do número de cliques necessários.

O meio de disponibilização da informação poderá variar entre um dispositivo dedicado que recolhe a informação no local, ou um qualquer outro dispositivo com acesso à Internet (ex: computador, telemóvel, tablet), no caso de a informação estar armazenada num servidor externo, por regra, da responsabilidade da utility.

Embora a escolha de um dispositivo com acesso local pode apresentar vantagens como uma maior segurança nos dados (através do seu isolamento) e rapidez na visualização da informação.
Contudo, a realidade é que a evolução da tecnologia, quer ao nível da velocidade das comunicações, quer ao nível da sofisticação dos mecanismos de segurança/encriptação de dados permite endereçar os dois pontos apresentados, potenciando as mais-valias associadas à portabilidade da informação, tais como a interactividade e a melhoria da qualidade de serviço prestada.

Um portal que enderece os vários pontos anteriormente enumerados e que promova uma interacção frequente entre cliente e fornecedor, e vice-versa, potenciará não só um aumento na qualidade do serviço prestado pelos operadores, como um consumo consciente e sustentável.

(*)Consultor de Technology Services, Capgemini Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.