Ruby on Rails, uma ferramenta a experimentar

Por Pedro Jorge (*)

Ruby On Rails surgiu em 2004 e apresenta-se como uma ferramenta Open Source, especialmente concebida para gerir grandes quantidades de informação, capaz de aumentar a velocidade e facilidade no desenvolvimento de sites orientados a bancos de dados. Esta ferramenta baseia-se na linguagem Ruby, uma linguagem de programação orientada a objectos puros, com uma sintaxe clara e limpa que permite a qualquer programador assegurar o bom funcionamento do projecto em Ruby. Rails, por sua vez, é uma Framework de Ruby open source para o desenvolvimento de aplicações web.

[caption]Pedro Jorge[/caption] O que esta tecnologia traz de novo é o facto de ser dez vezes mais rápida do que uma framework típica de Java, sem perder a qualidade da aplicação. Por outro lado, esta aplicação recorre a menos software sendo, por isso, mais fácil de utilizar, implicando menos erros. Ou seja, Ruby On Rails emergiu como sério candidato alternativo às frameworks PHP ou Java.

Das inovações do Rails são de salientar os seus vários princípios, de entre os quais se destacam dois: o princípio de "Convention over Configuration" (CoC), e o princípio de "Don't Repeat Yourself" (DRY).

"Convention over Configuration" quer dizer que o programador necessita apenas de especificar aspectos da aplicação que não poderão ser espelhados no código. "Don't repeat yourself" quer dizer que existe a informação pretendida numa classe específica. Por exemplo, ao usarmos o modelo ActiveRecord do Rails, não necessitamos de especificar as colunas da tabela da base de dados. Em vez disso o Rails, retornará essa informação devido ao nome da classe, como vimos em cima, o nome da tabela é igual ao da classe.

Para os interessados em novas linguagens ou novas frameworks, aconselhamos vivamente a fazerem um test drive a esta Framework. Sem dúvida que veio para ficar e não para desaparecer daqui a uns anos, como temos visto outras ao longo da nossa vida de programadores.

(*) Consultor da Mind Source

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.