Os entusiastas da eletrónica certamente que conhecem a plataforma Arduino, uma solução open source, bastante utilizada em projetos DIY (Do It Yourself), como robots e outros gadgets eletrónicos. A plataforma italiana foi adquirida pela Qualcomm, num anúncio acompanhado pelo lançamento do Uno Q, uma placa de computador alimentado por um chip Dragonwing da gigante tecnológica e um microcontrolador

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

A Qualcomm diz que apesar de ser maioritariamente um fornecedor de chips para smartphones, tem vindo a expandir-se para outras áreas, tais como veículos conectados, auriculares, computadores portáteis e máquinas industriais. Com o negócio da Arduino, a Qualcomm adquiriu uma plataforma open source com mais de 33 milhões de developers, mas refere no comunicado que a Arduino vai manter a sua marca independente, assim como ferramentas e a sua missão. De recordar que a Arduino era uma organização sem fins lucrativos.

Qualcomm Arduino
Qualcomm Arduino

O objetivo desta aquisição é combinar a tecnologia de ponta da Qualcomm, com o ecossistema e comunidade da Arduino, para ajudar negócios, estudantes, empreendedores, profissionais de tecnologia, educadores ou simples entusiastas a darem vida às suas ideias. A aquisição vai também ajudar a Qualcomm a acelerar a sua estratégia de ajudar os developers, concedendo-lhes o acesso a mais tecnologias e produtos. Reforça ainda o compromisso de entregar uma plataforma full-stack com hardware, software e serviços em cloud. 

Em relação ao novo Arduino Uno Q, trata-se da primeira placa com duplo cérebro alimentado pelo chip Dragonwing, oferecendo computação de alta performance com controlo em tempo real, abrindo o acesso a funcionalidades de IA, unificando ainda o Real-time OS, Linux, Python, na simplificação do processo de construção, teste e desenvolvimento.

O acordo está ainda dependente das habituais aprovações regulatórias. A Arduino vai manter a sua abordagem aberta e com espírito de comunidade, ao mesmo tempo que abre a sua plataforma full-stack ao desenvolvimento moderno. O Uno Q é o primeiro passo nesse caminho, aponta a gigante tecnológica. 

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.