TeK: A tendência global para a procura de mobilidade pelos utilizadores de computadores está a dinamizar a tecnologia Wi-Fi e a venda de computadores portáteis. Acha que esta tendência se vai acentuar em Portugal durante o ano de 2004?

Jorge Borges, Product and Marketing Manager da Toshiba Information Systems Portugal
http://imgs.sapo.pt/gfx/226154.gif

Um fenómeno comum de qualquer revolução tecnológica é a rapidez de adaptação da nova tecnologia por parte dos potenciais utilizadores, dadas as importantes vantagens que lhe são inerentes. Com a tecnologia Wi-Fi está a acontecer exactamente o mesmo, como o demonstra o crescimento exponencial dos últimos meses do número de utilizadores e de equipamentos que integram de fábrica esta tecnologia. Um estudo recente da Pyramid Research aponta para o espantoso número de 707 milhões de utilizadores da tecnologia WiFi em 2008, enquanto o número de hotspots (pontos de acesso público), tendo por base estimativas da Gartner deverá atingir 300 mil localizações em 2007.

A Toshiba desempenhou um papel fundamental nesta evolução, contribuindo com inúmeras inovações nos seus equipamentos, nomeadamente, computadores portáteis e PDA’s com conectividade Wi-Fi integrada e, mais recentemente, no Tablet PC. De salientar que todos os computadores portáteis Toshiba das séries profissionais (Portégé, Tecra e Satellite Pro), bem como todos os servidores Magnia integram a tecnologia wireless, estando os portáteis da série Satellite preparados para esta tecnologia, à excepção do novo Satellite M30. Este portátil integra já a plataforma Centrino e suporte de Rede WLAN (802.11b) e está preparado para dual band 802.11 a/b.

Segundo um estudo realizado pela Toshiba em Portugal, o mercado português de dispositivos com tecnologia wireless vai multiplicar por 15 nos próximos quatro anos, ou seja vai passar dos 35 milhões de euros em 2003 para 550 milhões de euros em 2007.

Para 2004, está previsto que o nosso mercado alcance os 100 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 286% em relação a 2003, o que reflecte o enorme potencial deste mercado e dos equipamentos associados.

Voltar ao texto principal
Perspectivas 2004 – Mais optimismo para o Ano Novo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.