O consultor superior do grupo Portugal Telecom Francisco da Silva será o primeiro português eleito para o conselho de administração da Internet Corporation for Assigned Names e Numbers (ICANN), o organismo responsável pela coordenação a nível global do sistema de nomes de domínio.
A eleição de Francisco da Silva para membro do conselho de administração do ICANN foi proposta pelo Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI) e apoiada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) a um colégio eleitoral que além destas duas entidades inclui ainda o Internet Engineering Task Force (IETF) e o World Wide Web Consortium (W3C), explica-se em comunicado.
Criado em 1998 por uma coligação das comunidades de negócios, técnicas, académicas e de utilizadores, o ICANN assumiu a responsabilidade por um conjunto de funções anteriormente sob a alçada do governo norte-americano.
Além da coordenação da atribuição de nomes de domínio da Internet, números de endereços IP e dos parâmetros de protocolos, o ICANN gere o funcionamento do sistema global de servidores de base da Internet.
Segundo números do ICANN, a Internet conta actualmente com 620 milhões de utilizadores que em 2003 deverão ascender a 760 milhões. Dos 31 milhões de domínios registados, aproximadamente 21 milhões remetem para o domínio de topo ".com".
Notícias Relacionadas:
2002-09-30 - ICANN com contrato alargado por um ano
2002-07-30 - ICANN obrigado por tribunal a permitir acesso a arquivos
2002-06-28 - Conselho de direcção do ICANN deixa de integrar representantes dos cibernautas
2002-06-26 - Reforma do ICANN debatida em encontro de Bucareste
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários