O consultor superior do grupo Portugal Telecom Francisco da Silva será o primeiro português eleito para o conselho de administração da Internet Corporation for Assigned Names e Numbers (ICANN), o organismo responsável pela coordenação a nível global do sistema de nomes de domínio.



A eleição de Francisco da Silva para membro do conselho de administração do ICANN foi proposta pelo Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI) e apoiada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) a um colégio eleitoral que além destas duas entidades inclui ainda o Internet Engineering Task Force (IETF) e o World Wide Web Consortium (W3C), explica-se em comunicado.



Criado em 1998 por uma coligação das comunidades de negócios, técnicas, académicas e de utilizadores, o ICANN assumiu a responsabilidade por um conjunto de funções anteriormente sob a alçada do governo norte-americano.



Além da coordenação da atribuição de nomes de domínio da Internet, números de endereços IP e dos parâmetros de protocolos, o ICANN gere o funcionamento do sistema global de servidores de base da Internet.



Segundo números do ICANN, a Internet conta actualmente com 620 milhões de utilizadores que em 2003 deverão ascender a 760 milhões. Dos 31 milhões de domínios registados, aproximadamente 21 milhões remetem para o domínio de topo ".com".



Notícias Relacionadas:

2002-09-30 - ICANN com contrato alargado por um ano

2002-07-30 - ICANN obrigado por tribunal a permitir acesso a arquivos

2002-06-28 - Conselho de direcção do ICANN deixa de integrar representantes dos cibernautas

2002-06-26 - Reforma do ICANN debatida em encontro de Bucareste

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.