O Windows vai ficar diferente. E isso é bem notório para quem já experimentou a preview do Windows 10. É um sistema operativo mais focado no ambiente desktop do que o Windows 8 foi, mas é também um sistema operativo que tem capacidade para responder à necessidade dos dispositivos móveis.



Aliás, a Microsoft ambiciona que o Windows 10 possa estar em todo o lado: computadores, smartphones, tablets, televisores e até em consolas de jogos, através da Xbox One.

[caption]Votacao TeK Windows 10[/caption]

Mas a empresa vai precisar de um pouco mais de tempo para aliciar os utilizadores. Das 8.567 respostas que o TeK recebeu, 42% dos leitores dizem que ainda não têm planos para experimentar o Windows 10 e que estão à espera que fique disponível uma versão mais robusta do sistema operativo para o fazer.



Ainda do lado “negativo”, 11% dos leitores disseram não usar o Windows e que assim vão continuar apesar do lançamento ambicioso por parte da tecnológica norte-americana.



Mas também já há quem esteja a experimentar a fundo o novo Windows. Cerca de 25% dos respondentes disseram já ter usado o Windows 10, enquanto outros 22% mostram plena vontade de usar o sistema operativo, estando só numa fase de análise das primeiras impressões.



Resta saber como vai a Microsoft continuar a desenvolver o programa da technical preview tanto ao nível de atualizações como de novos lançamentos “antecipados”.



Entretanto já está a decorrer uma nova votação que tenta perceber como vão os níveis de investimento em telemóveis. Numa altura em que parecem haver dois segmentos muito fortes – telemóveis com boas especificações e de baixo custo, e topos de gama -, o TeK gostava de contar com a experiência dos leitores para perceber a tendência de preço nos smartphones.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico