As operadoras móveis têm investido significativamente em campanhas de marketing para divulgar a quarta geração móvel (4G), baseada na tecnologia LTE, disputando o espaço mediático ainda antes do lançamento comercial dos serviços, uma "guerra" que se estende aos tarifários e à primazia de lançamento de equipamentos com suporte 4G.

O número de equipamentos terminais disponíveis é escasso, em smartphones e tablets, e os preços são elevados, mesmo que as maiores vantagens das velocidades e da estabilidade de rede se sintam nos computadores portáteis, e sendo circunscritas aos locais onde o 4G já está ativo nas redes da Optimus, TMN e Vodafone.

Por isso perguntámos aos leitores do TeK se o suporte do 4G era determinante para a escolha de um smartphone ou de um tablet, numa altura em que a maioria dos equipamentos são ainda 3G ou 3,5G - quando não são 2G.

A resposta da larga maioria foi clara: Não. Entre mais de 2.750 respostas, 65% dos leitores escolheram esta opção, contra apenas 24% que optaram pelo Sim.

Os restantes 11% preferiram a opção "Não Sei".

[caption]Nome imagem[/caption]

Convidamos todos os participantes a explicarem melhor as razões das opções feitas na caixa de comentários, onde o espaço para debater ideias é mais generoso.

Já está online uma nova votação, esta destinada a escolher a aplicação vencedora do concurso App do mês, um promovido pela Microsoft para incentivar a produção de aplicações para Windows Phone e que conta com a parceria do TeK e o escrutíneo dos nossos leitores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico