A segurança dos serviços online é uma das maiores preocupações dos utilizadores, sobretudo face às recentes notícias de ataques massivos de roubo de informação. Mas, se ver dados de email comprometidos é desagradável, a situação torna-se pior quando o que está envolvido são valores financeiros, em serviços de banca online.

Também aqui as notícias são preocupantes. No início do mês a Polícia Judiciária fez saber que, desde o início do ano, já detetou 40 esquemas de fraude dirigidos aos clientes das várias instituições bancárias presentes em Portugal.

As fraudes relacionam-se habitualmente com esquemas de phishing que conseguem enganar os utilizadores, embora muitos possam ser facilmente identificados e sejam alvo de alertas pelas entidades, como o TeK tem noticiado.

Perguntámos aos nossos leitores se os bancos e as instituições financeiras investem o suficiente em medidas de segurança para os serviços online, até porque alguns abandonaram sistemas de autenticação mais fortes, mas mais onerosos.

De um total de 1.229 respostas, a maioria dos leitores (40%) optou por dizer que Não. Mesmo assim 23% dos que responderam acreditam que o investimento é suficiente.

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A votação deixava mais duas opções: uma para quem não utiliza os serviços de homebanking por não acreditar na segurança, que foi escolhida por 19% dos leitores, e outra para quem acha que o investimento deve ser feito na educação dos utilizadores, selecionada por 18% dos que responderam.

O inquérito está limitado ao formato, que não permite esclarecer de forma completa as razões das escolhas dos leitores, mas ficam desde já convidados a usar a caixa de comentários abaixo para deixarem as suas impressões sobre o investimento das entidades bancárias e do sistema financeiro em segurança.

Está já também a decorrer uma nova votação que se destina a escolher as melhores ideias submetidas ao Passatempo TeK / Kinect, que foram ontem divulgadas depois de uma pré-seleção do júri.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico