A grande maioria dos leitores do TeK confirmou ser contra a política de utilização aceitável que limita boa parte das ofertas de Internet por banda larga que oferecem tráfego ilimitado. Esta questão voltou a dar polémica há duas semanas quando o ICAP deu razão a um consumidor que se queixou da forma como as duas designações coabitam na oferta de um operador.

No caso noticiado pelo TeK, o operador referenciado era a Zon, que anuncia as suas ofertas como ilimitadas em termos de tráfego, mas impõe restrições aos utilizadores dentro de uma "política de utilização aceitável" que nem sequer define de forma concreta, reservando-se o direito de agir caso o utilizador infrinja as regras, que são desconhecidas.

Questionados pelo TeK, 779 leitores deram a sua opinião sobre esta questão, sendo que 75% optaram pela resposta "Não, ilimitado é ilimitado", mostrando a sua discordância em relação a este sistema.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outros 19% consideram que as autoridades deveriam exigir a clarificação das condições destas políticas de utilização aceitável, tornando claras as regras do jogo.

Apenas 6% das respostas são de leitores que concordam com a existência destas regras para evitar abusos.

Tenha ou não participado nesta votação, aproveite a caixa de comentários para deixar a sua opinião e experiência pessoal com estas regras dos operadores.

Aproveite ainda para dar o seu voto no inquérito em curso, que procura apurar se a cedência da Google aos editores europeus e à Comissão Europeia (hoje conhecida depois de uma reunião com o executivo europeu) é positiva ou se prejudica os consumidores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.