O balanço final de mais uma edição do Portugal Tecnológico ainda não está feito, mas os números da organização para os primeiros dois dias de evento apontavam para cerca de 15 mil visitantes.

A feira tem por objectivo dar a conhecer projectos portugueses que primam pela inovação das suas áreas, que este ano se espalhavam por mais de 220 expositores e três dos quatro pavilhões da FIL do Parque das Nações.

Não sabemos o que os leitores do TeK pensam sobre iniciativas como o Portugal Tecnológico, ou mesmo se consideram que este tipo de evento espelha o que de mais inovador se faz no país, mas podemos dizer que muitos dos que partilharam a sua opinião sobre as medidas de incentivo adoptadas em Portugal acredita que as mesmas não se reflectem na competitividade do país.

Embora 42 por cento faça uma avaliação negativa sobre o conjunto de políticas para a inovação, 24 por cento considera que as medidas adoptadas têm contribuído para melhorar os índices de competitividade de Portugal. Para 34 por cento, esse é um esforço que deverá ser mantido durante os próximos anos.

[caption]Votação TeK Portugal Tecnológico[/caption]

Entretanto, o TeK já colocou online uma nova votação. Desta vez queremos saber a sua opinião sobre o “tema quente” da ciberguerra numa altura em que a questão ganhou uma nova dimensão com as notícias recentes de um worm (Stuxnet) que afectou cerca de 45 mil sistemas informáticos um pouco por todo o mundo. O Irão confirmou ser um dos países “visados”.

A ideia do recurso a meios informáticos para debilitar sistemas informáticos privados e públicos ganha assim forma. Será que as próximas guerras vão mesmo desenvolver-se no ciberespaço, através de ataques de hackers às infra-estruturas básicas e empresas dos países em confronto?

O director-geral da agência das Nações Unidas para as telecomunicações, Hamadoun Touré, acredita que há um risco elevado de tal acontecer e defende publicamente a criação de um tratado de paz internacional em matéria de cibersegurança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.