A única forma de levar as redes de nova geração às zonas menos populosas do país é através de financiamento público, defendem 66 por cento dos leitores do TeK que participaram na última votação que colocámos em destaque.



À pergunta "o Governo deve subsidiar a criação de redes de nova geração em zonas rurais?", outros 30 por cento responderam que este é um custo sem justificação, porque há outras tecnologias mais baratas - como as tecnologias móveis, por exemplo - que a fibra óptica, que serve de suporte a vários projectos em curso.



Já quatro por cento dos 1.138 leitores que participaram na votação consideraram simplesmente que não deve ser alocado investimento público a este objectivo, para não desequilibrar o mercado e a concorrência.

[caption]Votação TeK[/caption]

Recorde-se que estão em marcha várias iniciativas espalhadas pelo país, que tiram proveito de fundos comunitários para incentivar a construção de infra-estruturas de nova geração em zonas comercialmente pouco apetecíveis para os operadores.



Ainda em 2009, foram lançados cinco concursos públicos para encontrar as empresas responsáveis pela criação das infra-estruturas de nova geração que devem assegurar um débito mínimo de 50 Mbps nas regiões norte, centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.



No Verão do ano passado foram conhecidos vencedores mas só mais recentemente as infra-estruturas começaram a chegar ao terreno, depois de recebido o OK de Bruxelas, que assegura um financiamento de 50 milhões de euros.



As estimativas indicam que estas redes rurais deverão chegar a 800 mil utilizadores e 50 mil empresas, para um total de 1,2 milhões de portugueses cobertos pela infra-estrutura.



Entretanto, já está online uma nova votação que pede opinião aos leitores sobre as melhores frases recebidas pelo TeK no passatempo que decorreu nas últimas semanas e sobre o qual pode saber mais aqui.



Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito.