O Xperia M2 é o smartphone que atualmente tem o melhor desempenho comercial dentro dos equipamentos disponibilizados pela Sony. Foi a própria marca quem o revelou durante uma apresentação onde foram introduzidos os modelos mais recentes que vão chegar ao mercado nas próximas semanas: Xperia E3, Xperia Z3 e Z3 Compact.



Atualmente a Sony ocupa a quarta posição no mercado nacional de smartphones e o M2 tem tido alguma responsabilidade neste esforço. O TeK já tinha publicado umas primeiras impressões do equipamento, sendo que agora ficam os reparos finais e o julgamento definitivo sobre o smartphones.



Em primeiro lugar destaque para o design do dispositivo. Muito semelhante ao dos Sony Xperia topo de gama, o equipamento exibe um aspeto muito quadrangular, sendo que a construção é feita em plástico que apesar de conferir uma sensação de resistência, é muito sensível a riscos. No campo do design o Xperia M2 é um 50/50, já que por ter linhas tão rígidas ou conquista o utilizador ou acaba por o repelir.



As especificações que tinham deixado mais reservas no primeiro contacto eram o ecrã e a câmara fotográfica. E no fim as suspeitas confirmaram-se.



Apesar do tamanho generoso do ecrã, 4,8 polegadas, o mesmo não apresenta uma resolução condizente. São 229 píxeis por polegada, um valor inferior ao que seria exigido. Um ecrã com resolução HD tornaria o equipamento bem mais apelativo.

[caption]Xperia M2[/caption]

As cores são boas e bem reproduzidas, pelo que na componente multimédia o Xperia M2 tem um desempenho satisfatório – para jogar o novo “irmão” do Candy Crush ou até para ver um album de fotografias num artigo online. Já o desempenho do ecrã sob condições de alta luminosidade pode condicionar estas ações.



Quanto à câmara.. é uma câmara. O desempenho não entusiasma, mas a menos que seja um criativo da fotografia móvel, este não será um motivo que o deve desviar do seu investimento. Isto porque estamos a falar de um telemóvel que tem uma etiqueta de preço de 199 euros.



Às fotografias falta alguma definição, mesmo quando tiradas em plena luz do dia. E falta vivacidade nas cores. Já em ambiente de baixa luminosidade as imagens captadas ficam com muito grão. Até no tempo que existe entre disparos o Xperia M2 desaponta, isto quando comparado com desempenhos que o telemóvel tem noutras áreas.



E é aqui que vale a pena lembrar que a contagem de megapíxeis numa câmara não é muito relevante: basta lembrar que o iPhone 5s ou iPhone 6 têm os mesmos oito megapíxeis de resolução e que os resultados são muito superiores.



O que “safa” o Xperia M2 no campo da fotografia são as opções de edição semelhantes às que existem por exemplo nos modelos topo de gama como o Xperia Z2: efeito realidade aumentada e transmissão de vídeo em direto para as redes sociais, por exemplo.

Mas o smartphone que a Sony mais vende em Portugal tem algo que muitos concorrentes Android da sua gama não têm: um desempenho e uma fluidez irrepreensível. Mesmo sob condições de stress – em que era pedido ao equipamento para fazer uma troca rápida de apps por exemplo – o Xperia M2 respondeu sempre de forma muito satisfatória.



A utilização de uma versão do Android leve e simples tem sido aliás uma das razões que potenciam os smartphones da Sony. Mesmo apresentando especificações técnicas semelhantes a outros modelos, o desempenho generalista acaba sempre por ser superior.



Navegar na Internet com o equipamento ou aceder a vídeos no YouTube são tarefas online com as quais o Xperia M2 lida de forma segura e sem problemas.



Então porque vende tanto o Sony Xperia M2? A explicação da Sony é porque mistura características premium – como as opções de fotografia e o ecrã grande – com um preço e um design acessível.



Já do lado do TeK fica a opinião de que o Xperia M2 vende bem porque coincide com aquilo que muitas pessoas procuram num smartphone: um ecrã grande, mas não gigante; um desempenho fluído que não faça ferver o sangue em situações de verdadeira necessidade; tem qualidade de construção; tem suporte para redes 4G; tem um preço inferior a 200 euros; e tem a marca Sony. Por isso é que já durante o primeiro contacto tinha sido afirmado que muito possivelmente o Xperia M2 é o telemóvel que uma boa parte dos leitores procura.

[caption]Xperia M2[/caption]

Mas há alternativas no mercado, tanto no ecossistema Android como no Windows Phone. Por exemplo, o Nokia Lumia 625 também tem um preço próximo aos 200 euros e ao nível da utilização diária apresenta um desempenho igualmente apetecível. Já no campo do Android basta olhar para fabricantes como a bq, a Wiko ou a Motorola para encontrar especificações técnicas e designs em modelos de telemóveis que para alguns utilizadores podem ser mais interessantes.



Ao consumidor não falta por onde escolher. E se vai comprar o Sony Xperia M2 saiba que está a fazer um bom investimento. Mas se já tem mais ambições sobre aquilo que um telemóvel deve fazer e para o que deve servir – ser a máquina fotográfica de serviço e ser o primeiro ecrã para consumir séries – então deve pensar noutras alternativas.



Se é um utilizador mediano com expectativas medianas, precisa de um telemóvel que corresponda ao seu perfil e não quer gastar muito dinheiro, então o Xperia M2 é um desses equipamentos.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.