Chama-se dLAN 200 AV Wireless N Starter Kit e é um kit da Devolo especialmente concebido para adeptos do powerline que não queiram sacrificar a rede sem fios. O powerline é uma tecnologia que aproveita a infraestrutura elétrica instalada em sua casa para disseminar o acesso à rede. Colocando as coisas em termos muito simples, quando instala um kit powerline, "injeta" o acesso à Internet na rede eléctrica de sua casa, pelo que qualquer tomada de parede se transforma num ponto de acesso à maior das redes.

É precisamente este princípio que o Starter Kit da Devolo segue. O pacote incluí dois adaptadores powerline. O primeiro, mais pequeno e menos profundo, deve ser ligado numa tomada junto ao modem. O utilizador liga um cabo de rede - do modem ao adaptador - e faz a já referida "injeção" do sinal na rede eléctrica. Primeiro passo cumprido.

[caption]IMAGEM1[/caption]

Depois liga o segundo adaptador, que tem um chip wireless embutido (802.11n - 300Mbps teóricos) e três portas LAN, junto aos equipamentos que quer ligar à rede. Segundo passo concluído. Carrega no botão de "sincronização". Terceiro (e último) passo. E com isto terá acabado de configurar uma rede powerline em sua casa.

[caption]IMAGEM2[/caption]

Acesso em todo o lado

Precisa de um cenário real de utilização? Pense neste caso: ligue o adaptador na sala de estar, atrás da televisão. Depois ligue um cabo de rede à PS3 ou à Xbox 360, outro cabo ao plasma com dlna e o último ao seu disco rígido multimédia. A partir deste momento, tem os três equipamentos ligados ao PC do escritório e todos eles têm acesso à Net, já que estão, por inerência, ligados à Internet - graças à conexão estabelecida entre o primeiro adaptador e o modem.

Mas não se fique por aqui. Referimos que o segundo adaptador suporta rede sem fios, lembra-se? Ao colocá-lo na sala, acabou de criar uma rede wireless dentro de casa. Use o segundo adaptador como ponto de acesso, utilizando-o para navegar na net com o seu portátil ou com o seu smartphone enquanto está confortavelmente sentado no sofá.

O SSID da rede é criado pelo sistema e a palavra-passe para que o utilizador se possa ligar está escrita num papel colado no adaptador, pelo que será difícil a algum intruso conseguir o acesso à rede wireless. De qualquer forma, pode alterar as definições de rede, como acontece com qualquer rede wireless doméstica.

Desde que tenha o primeiro dispositivo ligado ao modem e à tomada, pode levar o segundo para qualquer lado e ligá-lo a uma tomada (desde que esta esteja na mesma infraestrutura eléctrica que o primeiro adaptador) para poder ligar o seu PC portátil à rede. Se tiver outros dispositivos powerline Devolo, melhor. Eles são compatíveis, mas funcionam com o princípio do menor denominador comum.

No entanto, um aviso: a compatibilidade não é garantida com aparelhos de 85Mbps, já que estes não conseguem ”ver” na rede os adaptadores mais recentes, de 200Mbps ou 500Mbps.

[caption]IMAGEM3[/caption]

Vale a pena?

O dLAN 200 AV Wireless N Starter Kit é um excelente kit powerline e uma compra acertada para quem quer apostar nesta tecnologia e garantir uma rede com e sem fios sem estrangulamentos. A configuração não podia ser mais fácil e a utilização é simples não levanta dúvidas. Infelizmente, nenhum dos adaptadores possui pass-through, o que quer dizer que eles ocupam as tomadas onde estão instalados.

Há outros modelos que incluem uma tomada no adaptador e seria uma mais-valia que este kit também garantisse essa possibilidade. Desta forma, mesmo quando ligasse os adaptadores a uma tomada, ela não ficaria desaproveitada, já que poderia sempre conectar outro aparelho ao adaptador.

Muito embora a Devolo aconselhe os utilizadores a ligarem os adaptadores diretamente às tomadas de parede, a verdade é que nós experimentámos ligar ambos a réguas com seis tomadas (e estas depois ligadas a tomadas na parede) e não houve qualquer interrupção nas ligações ou sobressaltos na navegação na net ou no streaming de conteúdo multimédia.

Em casas com muitas divisões ou com vários andares, a tecnologia powerline é uma excelente forma de garantir conexão à internet e de estabelecer uma rede doméstica sem dificuldade. E dentro das propostas existentes no mercado powerline, este kit é uma oferta atraente. O preço (cerca de 150 euros) pode ser um entrave face a kits de outros fabricantes - e mesmo outros modelos da Devolo - mas, neste caso, a qualidade e o suporte 802.11n paga-se.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico