O início das vendas já estava marcado para dia 25 de Março, mas como é habitual algumas lojas vão alargar a partir da meia noite o período de operação para vender as primeiras unidades da Nintendo 3DS, a nova consola portátil que introduz os jogos em 3D sem recurso a óculos.

A consola está disponível nas cores azul mar e preto, com menus em português e uma panóplia de 13 jogos para diversos gostos e idades. Até à E3, em Junho, serão lançados mais de 30 jogos para a consola, alguns dos quais se espera que possam estar localizados em português.

Nelson Calvinho, responsável pela Comunicação e Relações Públicas da empresa em Portugal, não avança números em relação a previsões de vendas, mas garante que o número de consolas colocadas no mercado "é robusto". Adiantando ainda ao TeK que a expectativa é que as vendas corram bem, à imagem do que aconteceu no Japão, onde a consola esgotou no primeiro fim-de-semana e acompanhando as tendências de pré-vendas um pouco por toda a Europa.

Em Portugal várias lojas têm a decorrer pré-vendas, mas não são conhecidos números de adesão. O El Corte Inglês, Worten e FNAC estão na lista das lojas que têm acções especiais já hoje, estendendo o período de abertura para começar a vender a 3DS.

Embora a Nintendo não fixe preços, os retalhistas estão a vender a consola a 249,99 euros, enquanto os jogos têm preços de 49,99 euros.

[caption]nintendo 3ds[/caption]

3D sem óculos ou experiência para uma dor de cabeça...

O TeK já teve a oportunidade de experimentar a versão final da consola, em azul e com os menus em português. E a impressão é semelhante à que já tinhamos partilhado em Setembro do ano passado, quando um roadshow trouxe a Nintendo 3DS pela primeira vez a Portugal.

A funcionalidade de imagens 3D sem recurso a óculos é a que gera mais curiosidade e a verdade é que "primeiro se estranha e depois se entranha", como diria o poeta a propósito da Coca-Cola.

É preciso ajustar a visão à ideia de que as imagens saltam do ecrã e por isso a tendência inicial, mesmo nos menus de configuração, é usar o botão de regulação do 3D, que permite ajustar a profundidade do efeito tridimensional ou desactivá-lo completamente para uma apresentação de imagens em 2D.

Quem não está tão "preparado" arrisca-se a uma valente dor de cabeça. Por alguma razão a Nintendo desaconselha a utilização do 3D para crianças com menos de 6 anos e introduz funcionalidades de bloqueio das imagens tridimensionais no sistema de Controle Parental...

Mas com o tempo, acaba por ser mais fácil olhar para as imagens que "saltam" do ecrã, como comprova a experiência de alguns dias com a nova consola.

[caption]nintendo 3ds[/caption]

A utilização da nova Nintendo 3DS ainda é limitada na redacção, até porque a consola foi fornecida sem nenhum jogo, pelo que a exploração se limitou a pouco mais do que a gestão de menus, a câmara fotográfica, o editor de personagens Mii e o jogo Face Raiders. Este usa as fotos captadas de amigos para os transformar em inimigos voadores, o que gera bastante animação mas que deve evitar usar em público, porque vai parecer que precisa de ser internado numa instituição para doentes mentais...

O efeito 3D da captura de fotografias das duas câmaras é interessante, mas a qualidade da imagem não é das melhores. Serve para os jogos mas é capaz de não ter boa receptividade se quiser "esticá-las" noutros ecrãs ou imprimi-las.

Ainda não experimentámos algumas das funcionalidades, como o sistema de troca de dados entre utilizadores, o StreetPass, que permite "encontrar" outras consolas na proximidade e criar uma ligação sem fios que pode dar azo a encontros na praça Mii e também aceder a jogos, mesmo sem o cartão de jogos.

Para qualquer "coca-bichinhos", uma das ferramentas mais interessantes é o SpotPass, que facilita a ligação a hotspots Wi-Fi e abre verdadeiramente a consola ao mundo da Internet, permitindo descarregar conteúdos e actualizações, o que acontece mesmo quando a consola está em modo de descanso.

O SpotPass pode ser usado na rede doméstica e nas redes públicas, mas recomendamos alguma cautela nesta área...

Já amanhã a Nintendo promete que quem tiver uma Nintendo 3Ds pode receber um vídeo especial em 3D, que é descarregado no âmbito de uma actualização de sistema que melhora a estabilidade geral e as funções de comunicação.

Outras actualizações estão previstas para o final do mês de Maio como o acesso à Nintendo eShop, na qual poderão ser descarregos jogos em 3D e outros jogos clássicos directamente para a consola. Navegar na Internet, reproduzir vídeos em 3D e transferir a Nintendo DSiWare existente numa Nintendo DSi para a Nintendo 3DS são outras das possibilidades acrescentadas nesta actualização.

Agora só nos resta esperar pelo pacote de jogos prometido para experimentar os 13 títulos que já ficam disponíveis esta noite...

Fátima Caçador