Já anda por aí há algum tempo, mas só recentemente a equipa do TeK teve oportunidade de testar o E72. O modelo carregava, à partida, alguma "pressão", devido ao sucesso do seu antecessor, o E71 - que ainda parece estar aí para as curvas -, por isso tenta apresentar argumentos diferenciadores - insuficientes, dirão alguns, para justificar a troca pelo modelo mais recente, ou talvez não.

Há características que se mantêm, como o teclado QWERTY, agora ligeiramente mais largo, e por mais que toque no ecrã - habituado a que possa estar aos modelos touch - ele continua a não reagir. Mas, à falta de ecrã sensível ao toque, o E72 oferece um cursor com essa possibilidade - que a Nokia denomina de Tecla Navi ÓPtica -, que lhe vai permitir navegar entre menus e funcionalidades.

Pode continuar a carregar na direcção pretendida que o pad direccional reage, mas agora pode apenas deslizar com o dedo no centro do cursor para se movimentar no telefone ou navegar pelas páginas Web mais facilmente.

Mantêm-se também as chamadas teclas de atalho que, com um toque, permitem regressar ao ecrã de início, aceder à agenda, aos contactos e ao email. O ecrã inicial pode ser personalizado, permitindo definir dois modos diferentes para o dispositivo: profissional e pessoal, sendo possível escolher itens ao gosto do utilizador em cada um dos perfis.

[caption]Nokia E72[/caption]

O email continua a ser peça central nos smartphones de série E da Nokia. Fácil de configurar, a aplicação de correio electrónico do E72 permite acesso ao email profissional, no Microsoft Exchange, e às caixas de correio pessoais, nomeadamente Gmail, Yahoo ou Hotmail. Tem igualmente suporte para sincronização de contactos, agenda e notas do MS Outlook.

O suporte de email HTML permite ver conteúdos da Web nas mensagens. Os documentos Office também aparecem tal como foram criados. A conta ou contas podem ser configuradas a partir do ecrã inicial do smartphone. Basta seleccionar "Configurar email", introduzir o endereço de correio electrónico e palavra-passe e pode começar a descarregar as mensagens, escolhendo entre o modo automático ou manual.

Já a aplicação de chat permite aos utilizadores terem várias sessões simultaneas de "conversação" abertas. Terá de seleccionar as contas que pretende utilizar, que poderão ser iniciadas ao mesmo tempo.

[caption]Nokia E72[/caption]
O E72 ganhou igualmente mais capacidade de memória do que o seu antecessor, oferecendo agora uma memória interna de 250 MB, e aceitando cartões microSD de até 16 GB (vem com um de 4 GB). Com sistema operativo Symbian S60, o E72 também ganhou em velocidade de processamento, graças ao ARM de 600MHz, o que lhe permite uma resposta célere na altura de alternar entre aplicações ou na gestão de várias aplicações abertas.

A maior velocidade de processamento e a adição de funcionalidades não parece ter afectado a autonomia da bateria, que surpreendeu pela positiva, "aguentando" vários dias de uso moderado.

Um outro argumento diferenciador é a câmara fotográfica, que passou a oferecer cinco megapixeis de qualidade (o E71 era de 3,2 megapixeis), com as mais-valias daí decorrentes, a par de alguma destreza nocturna ou à "média-luz".

[caption]Nokia E72[/caption]

Aliás, o flash incorporado é também utilizado na funcionalidade de lanterna, alojada na space bar do teclado. Se necessitar de "iluminar caminho" basta premir durante algum tempo a tecla e a lanterna acende-se.

Relativamente a aplicações integradas destaque para as relacionadas com a produtividade, como o PDF Viewer, o ZIP Manager ou os visualizadores e editores Quick Office. Entre as "adicionais" mencione-se o Nokia Mobile Dictionary, uma ferramenta de tradução multilingue, ou o World traveler, um serviço que permite planear viagens e programar actividades.

Em termos de aplicações pessoais conte com "acesso directo" ao Facebook Mobile e ao My Space, além da Loja Ovi.

[caption]Nokia E72[/caption]

Vale a pena lembrar que o E72 é um navegador GPS e que, a par de outros modelos da Nokia, passou a contar com a aplicação Ovi Maps gratuita para a navegação automóvel e pedestre "por toda a vida útil do telemóvel".

O Nokia E72 está a venda na TMN e na Vodafone por 299 euros e na Optimus por 319,90, tendo normalmente um compromisso de contrato de 24 meses. Sem ligação a um operador de telecomunicações, o modelo da Nokia tem um preço recomendado de 369 euros.

Patrícia Calé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.