Não sendo um tablet para utilização convencional, mas sim profissional, a nível industrial, o Getac ZX80 procura satisfazer as necessidades de acesso a ferramentas digitais em cenários mais agressivos. Este é um tablet rugged, preparado para uma utilização em ambientes com variações de temperatura, passível a quedas ou mãos protegidas com luvas.

O modelo Android é bem mais pesado que um tradicional, mesmo com dimensões baixas, tendo um ecrã tátil LCD de 8 polegadas. A sua resolução é de 1920x1200, tendo um pico de iluminação de 1.000 nits, preparado para ser utilizado em cenários exteriores. Durante o teste, destacou-se a sua capacidade de visionamento de imagens em locais bem iluminados e embora não seja imune a reflexos, estes são menores que outros modelos tradicionais. Mas de lembrar que este não é o equipamento ideal para ver um filme ou assistir a vídeos de YouTube com a mesma qualidade de outros equipamentos multimédia.

De salientar a caixa protetora do tablet, uma autêntica “caixa-forte” blindada para proteger o equipamento e não só. A webcam tem um fecho deslizante, não apenas para proteger a privacidade do utilizador, como a própria lente da câmara de pós e partículas. O fecho é robusto, isolando por completo a webcam do exterior. Da mesma forma que a entrada USB-C para carregamento e o jack 3,5 mm para ligação de auscultadores também estão protegidos com uma tampa. Apenas notei que o altifalante tem uma pequena grelha perfurada mais sujeita à entrada de pó.

Veja na galeria fotos do Getac ZX80

Ainda no que diz respeito a proteções, de realçar que todos os cantos foram reforçados com uma quinas salientes, diria que quase impossível deste rachar numa queda. Tudo isto garantiu ao tablet uma certificação militar MIL-STD-810H e também IP67, com proteção contra poeira e pode ser mergulhado até 1 metro por 30 minutos. Ou seja, trabalhar à chuva não será problema, até porque o ecrã funciona muito bem com a utilização de luvas. A fabricante diz que o equipamento opera a temperaturas entre os 29º C negativos até 63º C.

Sendo um tablet profissional, na parte inferior conta um conetor de docking, permitindo integrá-lo nos painéis de instrumentos das máquinas ou de um trator, por exemplo. O equipamento tem algumas funcionalidades opcionais, como leitor de cartão SIM para comunicação 4G LTE ou 5G, uma antena RF para GPS e NFC. O sistema de controlo UAV permite, por exemplo, controlar um drone, mas também uma empilhadora de um trator através do tablet via ELD (eletronic logging devide).

Um dos destaques deste equipamento é a sua longa autonomia, ainda que o carregamento seja (demasiado) lento. Isto porque o tablet conta com duas baterias, uma interna de 4.060 mAh e uma amovível de 3.950 mAh. Desta forma, é possível manter sempre o equipamento a funcionar, abrindo a porta atrás para trocar de baterias e não perder tempo a carregá-la no equipamento.

No interior, o tablet está equipado com um processador Qualcomm QCS6490, construído para favorecer as melhores ligações Wi-Fi 6E, mas também com um NPU para aceleração de IA, numa performance até 12 TOPS. As empresas que necessitam de uma solução capaz de gerir aplicações industriais com inteligência artificial. Tem ainda 12 GB de RAM LPDDR5, ideal para executar múltiplas tarefas e 256 GB de armazenamento interno UFS.

Getac ZX80
Getac ZX80

O equipamento trouxe de caixa uma pen para poder escrever ou gerir as aplicações. Mas no website oficial vai encontrar uma larga gama de acessórios adicionais, incluindo carregadores externos para múltiplas baterias, suportes e docking stations. Também terá acesso a baterias de diferentes capacidades mediante as necessidades.

Apesar de não termos encontrado uma utilidade prática para o teste, o tablet tem um leitor de códigos de barra no topo do equipamento, ativável através de um botão dedicado no lado direito do ecrã, juntamente às teclas de volume e de energia. Esta funcionalidade coloca o tablet nas escolhas em ambientes profissionais de logística, como um armazém ou supermercados.

Considerando que se trata de um tablet profissional e funcional, a fabricante não apostou no módulo da câmara fotográfica. A frontal tem um sensor de 8 MP que faz de webcam e na traseira tem 16 MP com autofoco. Não esperaria uma grande qualidade das fotos e vídeos e realmente este não é o melhor equipamento para o efeito. Ainda assim pode gravar vídeo com resolução 4K a 30 FPS com o sensor traseiro.

Getac ZX80
Getac ZX80

O tablet tem pré-instalado diversas aplicações da Getac profissionais, de diagnostico, logística, monitorização e gestão, entre as habituais da Google. Mas poderá adicionar outras ferramentas que a fabricante disponibiliza na sua loja, incluindo monitorização ou suporte a condução segura.

A Getac é especialista em equipamentos industriais e este modelo de tablet rugged tem um público muito específico profissional. A proteção adicional do tablet, bateria amovível, as funcionalidades de conexão e outras ferramentas para logística tornam o equipamento útil para profissionais. Mas não consegue oferecer o melhor dos dois mundos e no que diz respeito ao consumo de multimédia e câmaras, fica um pouco aquém de outras propostas específicas. O preço deste equipamento profissional começa nos 1.099 euros.