Quem olha pela primeira vez para o LG Shine KE970 fica imediatamente surpreendido pelo seu design. A capa metálica e o ecrã LCD de 2,2 polegadas espelhado (quando inactivo) e deslizante são dois pontos a favor de quem acaba de conhecer o equipamento.



Basta clicar num dos botões colocado por baixo do ecrã para perceber que o brilho do telemóvel não está apenas no seu aspecto exterior. Com uma resolução de 240 x 320 pixels e gráficos de 262 000 cores, o LG Shine K970 fica marcado de forma positiva pela qualidade das imagens apresentadas.



http://imgs.sapo.pt/gfx/434196.gif

Entre os restantes pontos positivos deste equipamento Tri-Band GSM destaca-se a utilização intuitiva do software, as capacidades de conectividade do equipamento e a possibilidade de poder executar quase todas as funções do telemóvel sem ter de deslizar o ecrã para aceder ao teclado, graças à existência de cinco pequenos botões de acesso e utilização do menu junto ao ecrã.



Por sua vez, através dos botões colocados na parte lateral do equipamento é possível aceder de forma rápida às funções de máquina fotográfica, leitor de MP3, controlo de volume ou até à porta USB do KE970.



No que diz respeito às capacidades áudio do equipamento, a avaliação foi positiva. O telemóvel suporta os formatos MP3, MPEG4, WAV, 3GP, AAC/AAC+/AAC++ e inclui 50MB de memória interna com capacidade de extensão devido à entrada para MicroSD.



Mesmo assim, um dos pontos negativos nesta área foi a impossibilidade de minimizar a aplicação de MP3 quando estão em reprodução músicas armazenadas no cartão de memória. O telemóvel permite apenas a utilização de outras funções quando são ouvidas as músicas alojadas na memória interna do equipamento, o que acaba por ser limitador.



http://imgs.sapo.pt/gfx/434195.gif

Contudo, este não é a única falha do KE970, e, porque a imagem não é tudo, é fácil perceber que foram descurados alguns aspectos no desenvolvimento do equipamento. A facilidade com que o ecrã fica marcado com impressões digitais e a tendência que o utilizador tem de limpar o ecrã assim que se apercebe das sujidades pode ser negativa, já que o ecrã pode ficar riscado num ápice. Por seu turno, a pouca durabilidade da bateria também se mostrou um tanto ou quanto decepcionante, embora exista uma opção para poupar a energia do equipamento.



Por outro lado, se em ambientes fechados a qualidade da imagem apresentada no ecrã é bastante boa, na rua não acontece o mesmo. Quando colocado em ambientes com demasiada luminosidade, os utilizadores podem sentir algumas dificuldades em observar o ecrã, seja quando estão a tirar fotografias ou a utilizar outras capacidades do telemóvel.



Quanto à navegação no menu, um dos pontos centrais do KE970 é a scroll bar de navegação, adicionada a este modelo. Apesar de ser bastante funcional para quem já está habituado à sua utilização, esta peça pode mostrar-se bastante problemática para os iniciados. Um simples toque pode activar a função errada, ou, por outro lado, pode nem reagir ao toque. Nessas situações cabe ao utilizador optar pelo teclado - plano e sem qualquer tipo de relevo -, já que a cada função está sempre associado um número.



Outra ferramenta que não superou as expectativas neste teste foi a câmara fotográfica. Os 2 megapixels não se mostram suficientes, principalmente para quem está habituado a equipamentos de maior capacidade, mesmo em telemóveis.



http://imgs.sapo.pt/gfx/434194.gif

A definição das fotografias não é a melhor, principalmente em modo nocturno, nem tão pouco a iluminação LED, que se mostra fraca em ambientes com pouca luminosidade. No entanto, as diferentes opções embutidas nesta aplicação, como os tipos de fotografia, resolução, entre outros, são qualidades a destacar.



De uma forma geral, o LG KE970 é um telemóvel cuja aparência causa sensação mas que, depois de ser utilizado, mostra algumas falhas, principalmente para quem esperava que o conteúdo estivesse de acordo com a elegância do aspecto exterior ou para os que desejavam capacidades mais elaboradas.



Mesmo assim, e apesar dos aspectos menos positivos, o KE970 é um equipamento que se adequa às necessidades da maioria dos utilizadores, pelo menos para os que procuram um telemóvel elegante e com um funcionamento acessível e intuitivo. O preço do telemóvel é de 389,90 euros.




Notícias Relacionadas:

2007-02-12 - Telemóvel da LG Electronics distinguido pela iniciativa 3G for All

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.