Se costuma perder-se quando vai de passeio ou se dirige a uma reunião, então as soluções de GPS são um investimento que irá considerar plenamente justificado, reduzindo o stress e os litros de gasolina gastos às voltas.

Os mapas em papel são um instrumento old fashion, dão trabalho a dobrar, não falam e sobretudo não voltam a calcular a rota se alguém se enganar numa estrada. Tudo isto são vantagens adicionais dos novos sistemas de GPS, quer estejam integrados nos telefones quer em equipamentos dedicados para usar no carro ou na bicicleta.

Escolhemos alguns dos disponíveis no mercado e apresentamos aqui a sugestão.

Gama alargada da TomTom
http://imgs.sapo.pt/gfx/441539.gif

A TomTom tem leitores dedicados para quase todos os gostos e várias gamas de preços. A empresa vende também software para telemóveis e smartphones e por isso é possível ser acompanhado pela sua orientação em várias plataformas, contando com actualizações de mapas e indicação de radares se subscrever o serviço de satélite.

O TomTom Go 920 é um dos topos de gama da linha da empresa e tem pré-instalado mapas completos para a Europa, EUA e Canadá e tem uma memória interna de 4 GB. A empresa reclama que este equipamento tem uma nova tecnologia de posicionamento que melhora a navegação nos mapas.

Uma das características distintivas é um controle remoto via Bluetooth que evita que o condutor ou os passageiros tenham de alcançar o ecrã para inserirem instruções, mas que nos parece que pode ser mais um elemento de distracção ou de disputa familiar…

Se estiver a considerar oferecer um equipamento destes, e se o sortudo/a for fã de um dos três maiores clubes de futebol portugueses, tem à sua disposição edições especiais do Sporting, Benfica e Porto, com base no TomTom One e preços recomendados de 249 euros. Mas estes não convém deixar mesmo em cima do tabelier do carro, não vá um adepto de outro clube decidir que não gosta de si.

HP iPAQ Travel Companion

http://imgs.sapo.pt/gfx/429501.gif

Para além dos smartphones com GPS da marca, a HP tem também um leitor de multimédia / navegador, o HP iPAQ Travel Companion. O ecrã de 3,5 polegadas é sensível ao toque e facilita a movimentação entre os vários menus e aplicações suportadas no Windows Mobile 5.0, entre as quais uma agenda e contactos, que convém que sejam usadas apenas pelos passageiros, ou pelo condutor quando o carro estiver imobilizado.

O pacote que está à venda em Portugal tem os mapas da NDrive com as estradas e muitas referências úteis - bombas de gasolina, restaurantes e até radares. O preço é de 459 euros.

Português made in China

http://imgs.sapo.pt/gfx/432627.gif

A portuguesa NDrive especializou-se também em sistemas de navegação e tem equipamentos dedicados com a sua marca, desenhados em Portugal mas fabricados na China. O GO G200 é um dos elementos da gama e junta funcionalidades de entretenimento, como o leitor de música MP3, o leitor de livros digitais e a possibilidade ver fotos e vídeos, potenciada por um ecrã de 3,5 polegadas.

O equipamento está à venda por 200 euros e traz pré-carregados mapas do continente e ilhas, complementados com descrições de 60 mil locais de interesse e 20 mil fotos.

A Ndrive lançou também esta semana o primeiro telemóvel de marca portuguesa, o Ndrive Phone S300, que tem integrado também um sistema de navegação da empresa e que custa 399 euros, sendo uma alternativa aos sistemas dedicados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441540.gif

Telemóveis com GPS integrado

Se quiser um smartphone ou PDA com GPS integrado, que pode levar no bolso para qualquer lado, as opções são variadas. A Nokia tem vários terminais com GPS, como o 6110 Navigator e o Nokia N82, mas também a HP tem o iPAQ 614 Business Navigator com um sistema de GPS assistido para serviços baseados em localização e vêm pré-instalados com a tecnologia Google Maps Mobile para planear rotas.

A escolha dependerá do gosto de cada um...

http://imgs.sapo.pt/gfx/441541.gif