Quem vai à frente tem a responsabilidade de continuar a inovar, e a Samsung mostra que há ainda margem de progressão nas principais características dos smartphones ditos “normais”, em oposição à nova categoria de dobráveis. Os novos modelos da série S22 vêm artilhados com novidades nas câmaras e na interligação ao ecossistema de acessórios de áudio e tablets, mas o S22 Ultra destaca-se pela integração da S Pen, a caneta que era uma das características que mais atraia os utilizadores do modelo Note que foi descontinuado. Vídeo de 8K, Space zoom de 100x e câmara de 108 MP continuam a fazer parte das especificações obrigatórias nos novos topo de gama da Samsung.
Os novos modelos são hoje apresentados oficialmente, numa conferência internacional que estamos a acompanhar em direto, mas o SAPO TEK já teve oportunidade de experimentar os novos equipamentos num evento reservado à imprensa. Apesar de serem apenas umas primeiras impressões, o que pudemos experimentar mostra sinais positivos para uma evolução na continuidade do que esperamos da Samsung, mas ficaram para pôr à prova as características mais diferenciadoras, especialmente no vídeo e na fotografia noturna.
Os três novos modelos da Samsung partilham algumas características e mantêm a tradição de apresentar um smartphone “normal”, o S22, um mais avançado, o S22+, e um topo de gama que volta a receber a designação de S22 Ultra. É aqui que a Samsung condensa o melhor da inovação, num topo de gama que é sem dúvida o mais poderoso da linha de smartphones até à data e que é uma verdadeira “máquina” para criatividade, podendo substituir muitas das funções de um computador, tablet, máquina fotográfica ou câmara de vídeo.
O design foi também renovado, com uma estrutura metálica e espelhada, mas com um acabamento mate que evita as desagradáveis dedadas que alguns smartphones continuam a apresentar na superfície traseira. A Samsung volta a arriscar em cores menos tradicionais, com o verde e o vinho (Burgundy) a destacarem-se, mas com uma versão de preto e outra de branco para quem gosta de tons mais clássicos.
Toque nas imagens para ver mais detalhes
O ecrã Dynamic AMOLEDE de 6,8 polegadas tem a dimensão ideal para apresentar as fotografias, emails e textos mais longos ou mesmo folhas de cálculo, e o conforto para ler textos no browser. A Samsung melhorou o brilho para os 1.750 nits de forma a que mesmo em situações de grande luminosidade seja possível ver o que está no ecrã, e a tecnologia de Vision Booster adapta de forma dinâmica a visualização.
A caneta S Pen é uma adição bem vinda à linha Galaxy S e também aqui há melhorias a registar, com um melhor desempenho de toque e maior rapidez. A Samsung diz que tem menos 70% latência, passando de 9 ms para 2,8 ms. Parece pouco mas nota-se mais fluidez e a nossa experiência mostra que a escrita é muito natural. Continuamos a gostar especialmente do som de escrita ou desenho sobre papel que é reproduzido no bloco de notas quando fazemos rabiscos ou apontamentos.
Fotografia à prova de newbies em situações de pouca luz
A Samsung chama-lhes Nightography e é um dos pontos destacados no Galaxy S22 Ultra, e que se estende aos outros dois modelos nesta gama. Entre a capacidade das câmaras fotográficas e o processamento de software por Inteligência Artificial, a empresa diz que a falta de luz para fotografias à noite deixa de ser um problema, quer nas imagens captadas com as câmaras traseiras quer com as selfies da câmara frontal.
O S22 Ultra tem um sensor de 2,4um que capta mais luz e informação, e com a gravação em Expert Raw todos os detalhes podem ser editados ainda no smartphone. A câmara traseira principal, de 108 MP, é acompanhada por uma ultra grande angular de 12 MP, e duas teleobjetivas de 10 MP, uma com zoom ótico de 3x e outra de 10x e abertura de f2.4 e f4.9. A câmara frontal tem 40 MP e uma abertura de f2.2. Isto resulta em fotografias mais nítidas, com mais luz e com a possibilidade de fazer um zoom de maior qualidade.
A estabilidade no vídeo é outros dos ganhos com as novas câmaras, assim como a capacidade de manter até 10 objetos focados num vídeo, ajustando o ângulo, uma tecnologia que a Samsung já tinha introduzido nos modelos Fold mas que era limitada a 3 objetos ou pessoas.
As mudanças são também feitas a nível do software com a tecnologia de Adaptative Pixel, que pode fundir 9 pixeis num só para máximo detalhe, o que se nota sobretudo em fotos captadas com pouca luz.
Na Europa os Galaxy S22 continuam a apostar nos processador Exynos, e o novo modelo de 4 nanómetros traz melhor desempenho, que é auxiliado pelo GPU e o novo NPU que foi desenvolvido em parceria com a AMD.
A bateria foi também otimizada, com uma capacidade de 5.000 mAH no S22 Ultra, que a Samsung garante que dá para mais de um dia de uso intenso, que quer queremos experimentar no mundo real. Os modelos S22 e S22+ têm baterias de menor capacidade.
Ainda não é desta vez que a Samsung aposta em carregadores de maior eficiência, ficando-se pelos 45 W com cabo e 15 W sem fios. Ainda assim diz conseguir chegar aos 50% de carregamento em 20 minutos.
É natural que as atenções se centrem no Galaxy S22 Ultra, que apresenta todo o leque de tecnologia que a Samsung conseguiu condensar nos seus novos smartphones, mas os modelos S22 e S22+ não ficam atrás em muitas áreas, apesar de terem arranjos de câmaras menos potentes, menor capacidade de bateria e dimensões mais reduzidas, e de não trazerem a S Pen.
Para quem quer comprar um smartphone seguro há que notar que a Samsung mantém a aposta na tecnologia Knox Vault para manter os dados resguardados e mesmo as passwords e carteiras de criptomoedas, e em termos de evolução a empresa garante agora atualizações do Android até quatro gerações.
Os novos smartphones vão chegar ao mercado português nas próximas semanas, sendo o S22 Ultra o primeiro a chegar às lojas, já a 25 de fevereiro. O preço começa nos 1.279 euros mas a versão com 512 MB de armazenamento vai custar 1.479 euros. Nas pré vendas pode contar com a oferta dos Buds Pro e há também uma campanha de retoma de equipamentos, mas não o Buy and Try que foi lançado para o Z Fold3.
O S22 e o S22 + só chegam ao mercado português a 11 de março e os preços começam nos 879,99 euros para a versão base.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários