Com a crescente adopção do novo acordo de contratação pública e a necessária renovação do parque de impressão e cópia, a Administração Pública é um dos segmentos de grande potencial de crescimento para os Managed Print Services, defendeu hoje José Correia, director-geral do grupo IPG da HP Portugal, em conferência de imprensa.

A HP tem vindo a apostar na área dos Managed Print Services, onde tem a realizado vários projectos com empresas de maior dimensão e também com algumas entidades públicas. O Turismo de Portugal é um dos casos mais relevantes, já que o organismo implementou recentemente um projecto nesta área onde conseguiu uma racionalização do parque de impressão e uma redução dos custos, ao mesmo tempo que melhorou a produtividade e a sustentabilidade nesta área, garantiu Hugo Sousa, director do departamento de tecnologias.

"A administração pública está a fazer um esforço significativo de renovação do parque de impressão. [...] A opção passa por renovar um parque que já tinha 8 a 9 anos com soluções mais avançadas que já incluem serviços", explica José Correia, que admite que este é um passo significativo na racionalização do parque e na redução de custos.

O caso do Turismo de Portugal destaca-se pela inovação que o projecto, de contornos ambiciosos, teve desde o início e que não se limitou a centrar-se na redução de custos e optimização de recursos. O organismo que foi criado em 2007 com a fusão de quatro entidades na área de turismo, estabeleceu logo o objectivo de fazer uma gestão eficiente do parque de impressão, com garantias de confidencialidade e mobilidade, devendo passar em breve para uma maior integração com os processos de negócio.

Para endereçar as necessidades do mercado de impressão da Administração Pública a HP está também a trabalhar com parceiros, com quem criou programas específicos de Managed Print Services para vários segmentos e que abrangem também as Pequenas e Médias Empresas.