![México ameaça processar Google por mudar nome do Golfo do México](/assets/img/blank.png)
A Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, ameaçou processar a Google, que detém 90% do mercado de pesquisa online, por ter mudado o nome do Golfo do México para "Golfo da América", a pedido do Presidente norte-americano, Donald Trump.
"Temos efetivamente um litígio neste momento com a Google (...). E, se for necessário, interporemos uma ação judicial civil", declarou Sheinbaum na sua conferência de imprensa matinal.
Física de formação, a Presidente nacionalista de esquerda apontou erros à forma como a filial do grupo Alphabet procedeu à mudança de nome, na sequência de uma ordem executiva recente do Presidente dos Estados Unidos.
Sheinbaum explicou que o pedido de Trump dizia respeito apenas à parte da plataforma continental sob soberania dos Estados Unidos, e não a todo o Golfo.
A chefe de Estado do México indicou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano enviou uma carta à Google para explicar o erro que cometeu, mostrando-lhe igualmente o que estipulam a ordem assinada por Trump e as normas de Direito Internacional sobre a matéria. A empresa manteve, contudo, a sua posição, comentou Sheinbaum.
“Se continuarem a insistir, nós também o faremos (…), estamos até a considerar uma ação judicial”, referiu.
A Presidente mexicana salientou ainda que, apesar de se tratar de uma empresa privada, a Google se tornou uma referência internacional, pela cartografia que produz para todo o planeta.
“O que dizemos à Google é: ‘Releia a ordem executiva emitida pela Casa Branca e assinada pelo Presidente Trump. Verá nesse diploma que ele não se refere a todo o golfo, mas à plataforma continental”, acrescentou Sheinbaum.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários