Comércio eletrónico em Portugal: as mudanças que vieram para ficar
Os números estão a crescer com a pandemia, mas não tão rápido como noutros países europeus. Os portugueses compram mais online, há empresas a acelerar a fundo e mais ferramentas para a confiança e pagamentos rápidos. Como será o futuro do ecommerce?
No contacto com o cliente e na gestão do negócio, as empresas tiveram de reforçar o investimento em tecnologia para se instalarem de armas e bagagens no comércio eletrónico. Salesforce e Primavera BSS partilham as tendências que identificaram nas respetivas áreas e falam nos desafios por resolver.
A ACEPI defende que se abriram novas oportunidades para o comércio de proximidade com a mudança de hábitos dos portugueses nas compras online. Os desafios para quem está neste mercado, no entanto, continuam e passam, por exemplo, pela logística ou escala para ampliar vendas.
A utilização de serviços e aplicações para fazer pagamentos digitais está a crescer e os players que operam nesta área apostam cada vez mais na integração de ofertas, novas soluções e tecnologias para conquistar novos clientes e fomentar a utilização dos que já existem, num campeonato que junta oper
Alargar a oferta de produtos, agilizar entregas e inovar nos serviços são três pontos em comum na estratégia de três negócios que cresceram durante a pandemia, com tiros certeiros para responder ao que o mercado pedia. Em 2022 preparam-se para reforçar a aposta nos canais digitais.
A pandemia ainda provoca ondas de choque, mas já é claro que quem compra online mudou de hábitos e quem vende alterou estratégias. As mudanças que vieram para ficar criaram um mercado com mais oferta, mais ágil e mais preparado para um consumidor mais exigente.