Com o tema "Science & Business: Working Together", esta edição do congresso quer destacar a importância da colaboração entre ciência, tecnologia e empresas, que “assume um papel essencial para impulsionar a inovação e o crescimento económico”, afirma a APDC.

“Numa conjuntura complexa como a atual, este é um debate que se impõe, com vista a garantir o desenvolvimento sustentado nacional”, realça a associação.

Maria Manuel Mota, cientista portuguesa reconhecida pelos seus contributos para a investigação da malária, será a presidente deste congresso. Para a investigadora, o diálogo entre ciência e negócio nem sempre é fácil, mas assume um papel importante e, com a sua promoção e desenvolvimento, todos ficam a ganhar.

Como detalha a APDC, o programa da 34º edição do Digital Business Congress inclui sessões que refletem a interseção entre ciência e negócios, com debates sobre sectores estratégicos como Ciências da Vida, Energia, Defesa, Serviços Financeiros, Telecomunicações e Educação.

Entre elas contam-se ainda sessões sobre questões emergentes, como o poder da Inteligência Artificial, a soberania tecnológica da União Europeia ou as interferências políticas.

Entre os oradores que marcam presença na próxima edição do Digital Business Congress incluem-se Paulo Dimas, Vice-Presidente de Inovação da Unbabel; Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT; Miguel Herdade, diretor do The Access Project; Maria João Horta, subdiretora-geral da Direção-Geral da Educação; Juan Olivera, Country Manager da Ericsson Portugal; e Sérgio Catalão, Country Manager da Nokia.

Tal como no ano passado, o congresso decorrerá em formato híbrido, sendo possível assistir às sessões em modo online. Todos os interessados podem registar-se através do site do Digital Business Congress.