O programa, organizado pela Beta-i em parceria com o Turismo de Portugal foi apresentado em março, altura em que se iniciaram as candidaturas, que resultaram na escolha agora anunciada de 20 startups.

O projeto foca-se em vetores como a experiência no destino, a otimização das operações e o Turismo Sustentável, compreende várias etapas, incluindo uma fase de aceleração em colaboração com os parceiros, com a fase de bootcamp a arrancar esta terça-feira.

As 20 startup escolhidas são a Airbot Technology (Portugal), Busrapido.com (Itália), CorreYvuela (Espanha), Doinn (Portugal), Dropbike (Espanha), Ecocubo (Portugal), Find.Exchange (Reino Unido), FindMyLost (Itália), Firefly Experience (Reino Unido), Gooyave (França), Ground Control Studios (Portugal), Handiscover (Suécia), Infraspeak (Portugal), Regit.Today (Singapura), Roundstay (Itália), Secret City Trails (Holanda), Studiomapp – Qirate (Itália), Talkifly (Portugal), Thismo Messenger (Alemanha) e Visor AI (Portugal).

No total foram recebidas 136 candidaturas, de 23 países diferentes.

“Esta diversidade é ótima, até porque o Turismo é dos mais importantes sectores da economia nacional e um dos que mais tem crescido em Portugal, sendo que é um sector que tem uma lógica inversa de crescimento, muito assente no incoming”, esclarece Manuel Tânger, Head of Innovation & Corporate Acceleration e co-fundador da Beta-i.

A seguir a esta fase, que decorre de até 30 de junho, vão sair até 15 startups, que passam à fase de aceleração. De seguida são nove semanas de aceleração/pilotagem, de 11 de setembro a 3 de novembro, sendo que em novembro haverá lugar a um Demo Day, para que as startups apresentem os pilotos que desenvolveram.

“Importa notar que esta iniciativa surge num momento em que se antecipa que o Turismo mantenha a sua trajetória de crescimento nos próximos anos e, para manter este crescimento de forma sustentada, é preciso também alavancar em inovação”, comenta Manuel Tânger.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.