A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e o Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) lançaram um prémio com o objetivo de fomentar a elaboração de artigos científicos na área das políticas públicas económicas e de regulação sobre concorrência na área de telecomunicações e digitalização na economia. O prémio será atribuído aos quatro melhores trabalhos apresentados e terá o valor de três mil euros.

A iniciativa pretende reforçar a ligação entre os mundos académico e empresarial. Em nota enviada à comunicação social, a ANACOM apresenta algumas sugestões de temas para os artigos a submeter. Entre as sugestões, estão incluídas: a cobertura de redes de comunicações móveis; as comunicações na coesão territorial e a diminuição dos custos de contexto; a proteção dos direitos dos consumidores dos contratos relativos a comunicações; as dinâmicas dos preços e das estratégias não-preço nos mercados de comunicações; novos indicadores para a regulação; criação de valor e digitalização da atividade económica; plataformas eletrónicas e mercados bilaterais; a cibersegurança. Contudo, a ANACOM refere que poderão ser escolhidos outros temas além dos sugeridos.

Os artigos poderão ser redigidos em português ou em inglês, sendo a utilização de dados empíricos considerada um fator preferencial. A ANACOM e a GEE informam ainda que os artigos devem ser originais e apresentar uma qualidade científica superior à média, permitindo retirar conclusões relevantes para a políticas públicas económicas e de regulação a implementar em Portugal.

A submissão dos artigos deverá ser feita em duas fases obrigatórias: a primeira, até 31 de julho, em que deverá ser enviada a proposta ou versão preliminar do artigo; e a segunda, até 31 de outubro, para o envio do artigo. O cartaz e regulamento do Prémio ANACOM/GEE - Concorrência na área de Telecomunicações e Digitalização na Economia poderão ser consultados no site da ANACOM.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.