No próximo dia 12 de outubro, Lisboa será palco de um evento que promete fazer história: a Maior Aula de Programação do Mundo. Com o objetivo de inscrever Portugal no Guinness World Records, a iniciativa vai reunir 1.600 participantes no Técnico Innovation Center.

Para Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio e mente por detrás da iniciativa, “o objetivo vai muito além de bater um recorde mundial”. Em entrevista ao SAPO TEK, o empreendedor explicou que a ideia da maior aula surgiu da vontade de aproximar ainda mais as empresas tecnológicas das universidades e reforçar a marca “Portugal Tecnológico” no panorama internacional.

“A ambição de organizar a Maior Aula de Programação do Mundo nasceu do nosso desejo de contribuir para o enriquecimento das comunidades académicas e para estreitar a ligação entre as empresas e o Ensino Superior”, afirmou Miguel Gonçalves.

Google lança programa para melhorar literacia dos jovens portugueses em inteligência artificial
Google lança programa para melhorar literacia dos jovens portugueses em inteligência artificial
Ver artigo
“Queremos colocar Portugal no mapa da inovação tecnológica e continuar a sensibilizar os jovens para a crescente importância da tecnologia no mercado de trabalho”.

Além disso, o CEO destacou que o evento também pretende sublinhar a qualidade do talento nacional e as oportunidades oferecidas pelas empresas portuguesas no sector da tecnologia. “Portugal tem tudo para se tornar um hub global de desenvolvimento tecnológico e inovação", acrescentou.

Um desafio global com impacto local

A iniciativa também pretende promover Lisboa e Portugal como centros de inovação. “Lisboa foi considerada a Capital Europeia da Inovação em 2023, e Portugal tem sido reconhecido internacionalmente como um país de unicórnios e startups. “A nossa posição enquanto centro tecnológico tem vindo a ser consolidada nos últimos anos, e este evento é mais uma prova disso”, explicou Miguel Gonçalves.

De acordo com dados recentes, o investimento direto estrangeiro em Portugal duplicou entre 2008 e 2023, com várias multinacionais tecnológicas a escolherem o país como base de operações. O CEO da Magma considera que Portugal reúne as condições ideais para o crescimento do sector tecnológico.

“Temos talento de qualidade, um excelente sistema de ensino superior e condições de vida invejáveis. O nosso país está preparado para se afirmar como um centro de interconexão global”.

Lecionada por Rodrigo Girão, especialista em programação, e pelos professores Inês Lynce e Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico, a maior aula de programação do mundo será dividida em três grandes capítulos: Algoritmia e Programação por Objetos, Desenvolvimento em Python e Inteligência Artificial.

A estrutura foi desenhada de forma a permitir a participação de pessoas com diferentes níveis de conhecimento em programação, desde os mais experientes até àqueles que nunca tiveram contacto com a disciplina.

FEUP Career Fair com mais de 1.800 ofertas de emprego para futuros engenheiros
FEUP Career Fair com mais de 1.800 ofertas de emprego para futuros engenheiros
Ver artigo

“Queremos desmistificar a programação e mostrar que é uma competência acessível a todos, independentemente do background académico ou profissional”, sublinhou Miguel Gonçalves. “Esta aula será uma oportunidade para que os jovens compreendam a importância das competências digitais no seu futuro profissional, seja qual for a área em que decidam seguir carreira”.

O evento será ainda complementado com workshops focados na relevância das competências digitais na economia e no mercado de trabalho, com a presença de profissionais de empresas parceiras que partilharão as suas experiências e conhecimento.

Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio
Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio

Após a aula, os participantes terão a oportunidade de interagir com representantes de várias empresas tecnológicas, como ANA Aeroportos de Portugal, Deloitte, Vodafone, NOS, entre outras, durante o almoço e festa nos Jardins do Arco do Cego. Este momento de networking é considerado um dos principais atrativos do evento, proporcionando aos alunos a chance de conversarem diretamente com profissionais do sector e até de se candidatarem a oportunidades de emprego.

Miguel Gonçalves sublinha a importância destes momentos de interação entre estudantes e empresas. “Além de tentarmos bater o recorde do Guinness, queremos promover um diálogo aberto entre a academia e o mercado de trabalho. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as tendências e exigências do mercado e de estabelecer contactos com empresas de referência”.

A Maior Aula de Programação do Mundo acontece este sábado, dia 12 de outubro, no Técnico Innovation Center, em Lisboa, com início previsto para as 10h00. Mais informação sobre a iniciativa e o programa previsto em codingworldrecord.com.