Organizada pelo projeto Agarrados à Net, fundado por Tito de Morais e Cristiane Miranda, a Semana do Bem-Estar Digital vai decorrer entre os dias 30 de abril e 6 de maio. A iniciativa tem como objetivo promover uma maior sensibilização e educação acerca do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos, colocando a temática na agenda pública nacional.

Em comunicado, a organização da Semana do Bem-Estar Digital explica que a iniciativa está aberta a toda a sociedade portuguesa, à qual se podem associar outras entidades, públicas ou privadas. Entre as entidades aderentes já se contam mais de 40 organizações, além de uma Comissão de Honra, constituída por personalidades nacionais de vários setores, além de representantes do Estado e da Sociedade Civil.

A iniciativa terá lugar durante a primeira semana de maio de cada ano e, nesta primeira edição, incluirá uma série de atividades, como uma Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital. A conferência tem como temas principais a prevenção e combate ao uso excessivo e problemático dos ecrãs, assim como a violência sexual online contra crianças e jovens.

O evento conta também com dois workshops sobre “policiamento do aliciamento sexual online de crianças e jovens e conteúdos de abuso sexual de crianças” e “apoio a vítimas de abuso sexual de crianças”, destinados a forças policiais, técnicos de apoio à vítima, investigadores, representantes de CPCJs, profissionais de saúde, estudantes de psicologia, criminologia e assistente sociais. 

Os workshops decorrerão a 2 de maio e a Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital entre os dias 3 e 4 de maio, no Edifício Sede da Polícia Judiciária. De acordo com a organização, espera-se que conferência e dos workshops resulte um documento final de Recomendações e Orientações Práticas para Políticas Públicas no domínio da promoção do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos.

Em destaque na Semana do Bem-Estar Digital estão também iniciativas locais dinamizadas pelas mais de 40 entidades participantes, além de um website dedicado a esta temática e recursos para famílias, escolas e organizações.