O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) tem doze bolsas de doutoramento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para atribuir a estudantes de universidades portuguesas.

A terceira edição da iniciativa “Programas de Doutoramento Afiliados” está aberta a estudantes elegíveis para doutoramento numa universidade portuguesa nas áreas de atuação do Programa CMU Portugal. Entre elas incluem-se Ciências da Computação, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas, Interação Pessoa-Máquina, Tecnologias de Língua Falada, Robótica e Engenharia de Software.

Em comunicado, o CMU Portugal detalha que a iniciativa, lançada em 2021, conta atualmente com 21 estudantes, distribuídos por instituições como Instituto Superior Técnico, FCT NOVA, FCSH-UNL, ISCTE, FEUP, FCTUC, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra.

As bolsas de doutoramento têm uma duração máxima de 4 anos, incluindo um período de até 12 meses de investigação na Carnegie Mellon University (CMU) nos Estados Unidos, financiado pela FCT através do Programa CMU Portugal. Através dele os estudantes poderão desenvolver os seus projetos de investigação em colaboração com a universidade norte-americana.

De acordo com o CMU Portugal, a iniciativa tem também como objetivo criar uma ligação entre os candidatos e o tecido empresarial português, com foco em particular para para os estudantes que apresentem um plano de tese em colaboração com uma empresa nacional da sua área tecnológica.

Atualmente temos alunos Afiliados a colaborar com empresas de topo como a Unbabel, Outsystems, NOS Comunicações ou Farfetch o que é sem dúvida uma mais valia para os alunos mas também comprova que as grandes empresas nacionais têm um compromisso com a formação graduada e em colaborar com o Programa CMU Portugal”, afirma Nuno Nunes, codiretor do CMU Portugal.

Todos os interessados podem submeter a sua candidatura até ao dia 31 de março e consultar mais informações acerca do processo no website do CMU Portugal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.