A Code Week é um projeto promovido pela União Europeia que decorre de 15 a 23 de outubro e é composto por milhares de eventos dedicados à linguagem computacional, ao código, que acontecem em 46 países, dentro e fora da comunidade.

Estas sessões de desenvolvimento de código serão realizadas em escolas, em bibliotecas, em universidades e mesmo em empresas tecnológicas. Algumas aulas de código serão também feitas via online.

No seu site oficial, a UE diz que a Code Week de 2015 registou mais de 500 mil participantes no cerca de 7.600 eventos que aconteceram em 46 países.

Esta “semana do código” tem como fim promover a aprendizagem de técnicas de programação e fortalecer as capacidades digitais dos participantes, preparando-os para um mundo cada vez mais tecnológico em que essas valências são cada vez mais valorizadas e procuradas.

Estimativas da UE indicam que em 2020 existirá uma falta de cerca de 725 mil profissionais de TIC na Europa e que alguma coisa deve ser feita para reverter as previsões e preencher este hiato entre procura e oferta.

Informações oficiais indicam que a Google vai patrocinar 45 eventos de programação em 28 países, que o MIT Media Lab desenvolveu um tutorial e um vídeo especialmente para a Code Week e que a Lego Education vai disponibilizar gratuitamente o conjunto de ferramentas digitais Lego Mindstorms Education EV3.

A par de tudo isto, a União Europeia lançou um desafio especificamente às escolas, o CodeWeek4all challenge. Este programa pretende intensificar a presença da programação nos currículos pedagógicos, com a criação de disciplinas nesse campo.

As escolas que tiverem um número de alunos participantes superior a 50% serão distinguidas pela Comissão Europeia com um certificado de excelência.

Andrus Ansip, vice-presidente do Mercado Digital Único, afirma que, no futuro próximo, 90% dos empregos vão exigir conhecimentos digitais, o que incluiu conhecimentos básicos de programação.

Por seu lado, o comissário europeu para a Sociedade e Economia Digitais, Günther H. Oettinger, considera que as competências digitais e o desenvolvimento de código são cada vez mais importantes no segmento empresarial e encoraja todos a colocarem à prova e a desenvolverem as suas capacidades de programação.

Em Portugal, a Code Week celebra-se com mais de 70 eventos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.