Num estudo publicado no International Journal of Astrobiology, cientistas da Universidade de Oxford mostram, pela primeira vez, como a teoria de Darwin pode ser usada para suportar as suposições sobre seres alienígenas e melhor compreender o seu comportamento.

Segundo os investigadores, a vida extraterrestre terá uma complexa organização celular, assim como os humanos, e estará sob influência da seleção natural.

Descoberto novo sistema planetário idêntico ao solar com a ajuda da IA da Google
Descoberto novo sistema planetário idêntico ao solar com a ajuda da IA da Google
Ver artigo

Sob o nome “Darwin's aliens”, a teoria defendida indica que as formas de vida alienígenas são submetidas a uma seleção natural e, tal como nós, evoluíram para se tornarem mais fortes e se adaptarem às condições circundantes, ao longo do tempo.

“Tal como os seres humanos, prevemos que [os extraterrestres] sejam constituídos por uma hierarquia de entidades, que colaboram para produzir um ser alienígena”, defendem os investigadores.

De resto, admitem que ainda não podem afirmar se estamos ou não sozinhos, “mas demos um pequeno passo para a resposta de, se não estivermos sozinhos, prever como serão os nossos vizinhos”.