São vários os indicadores que mostram que há uma enorme procura de profissionais nas áreas de tecnologia e que o mercado não está a abrandar. Isso faz com que estas profissões sejam mais bem pagas do que outras áreas, e com um nível de emprego muito elevado, tornando-se muito apetecíveis, mas nem sempre é fácil entrar nestas carreiras.

Tradicionalmente era necessário fazer uma passagem pela universidade, ou um curso técnico profissional nas áreas de engenharia e programação, mas a escola tecnológica Ironhack está a transformar o percurso tradicional, acelerando a formação com bootcamps que são projetados para preparar os alunos com as competências necessárias nas várias áreas tecnológicas e abrir portas a perspetivas de emprego promissoras.

Inês Salgueiro Correia e Ricardo Guedes são dois ex-alunos da Ironhack que mergulharam nos bootcamps de UX/UI Design e Data Analytics e mudaram o seu percurso profissional depois da formação intensiva que os preparou para o mundo do trabalho.

Depois de ter trabalhado em programação, Inês Salgueiro Correia avançou para a área de UX/UI Design e já está a trabalhar na Critical TechWorks, do grupo BMW & CSW, focada nos objetivos de negócio e nas necessidades do utilizador nas plataformas digitais e software da BMW.

O percurso de Ricardo Guedes mostra também como é possível fazer  uma mudança radical. Depois de se ter licenciado em Biologia na Faculdade na faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa decidiu fazer o curso de Analise de Dados da Ironhack que encarou como um desafio e uma oportunidade de entrar no mundo tecnológico que sempre o atraiu.

Veja a entrevista onde partilham a forma como tomaram a decisão de avançar com a Ironhack, a experiência dos bootcamps e a sua integração no mundo profissional, mas também sobre o futuro e a maneira como a Inteligência Artificial pode ter impacto nesta área.

Os testemunhos dos dois ex-alunos da Ironhack podem ser uma inspiração para quem quer entrar no mundo da tecnologia e no site da escola tecnológica pode encontrar várias opções, desde bootcamps de data analytics, UX/UI Design, programação, DevOps até Inteligência Artificial. Pode seguir o link e ficar a conhecer os cursos.