Chama-se Open Mobile Ticketing Alliance e vai trabalhar para criar normas que tornem possível utilizar uma mesma aplicação para telemóvel para comprar bilhetes de transportes públicos em diferentes países.

Como explica uma nota de imprensa, o objetivo é criar condições para que o utilizador possa, a partir de um registo único, comprar bilhetes e viajar para qualquer lugar, algo que exige a cooperação de empresas em áreas diversas, como os operadores de transportes ou as empresas responsáveis pelos sistemas de pagamentos.

Para usufruir de um sistema deste tipo os utilizadores terão de ter um smartphone com suporte para NFC (Near Field Communication), e é a partir da tecnologia que os seus dados serão lidos e debitados os valores associados às viagens que realizarem.

No leque de empresas fundadoras desta aliança estão ainda operadores de transportes como a Scheidt & Bachmann e a Thales e empresas de pagamentos como a Verifone Mobile Money, mas é possível que a prazo outros nomes entrem na aliança.

Até final do ano devem começar a surgir as primeiras aplicações que tirem partido do conceito e da aplicação de normas comuns. A aplicação de mapas HERE, uma plataforma da Nokia, é o tipo de produtos onde pode m surgir estas novas funcionalidades. A plataforma já foi aliás usada para testes pré-comerciais na Alemanha, realizados ao longo dos últimos meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.