A comunidade portuguesa de User Experience vai celebrar, a 14 e 15 de novembro em Lisboa, o Dia Mundial da Usabilidade. O certame junta os profissionais que estão a redefinir a forma como se interage com as aplicações digitais e pretende explorar as últimas tendências, insights e inovações da área de UX.

Durante a conferência serão apresentados os casos de sucesso da Mercedes e da Segurança Social, que impactam milhões de utilizadores e têm sido uma referência em termos da experiência proporcionada nas suas plataformas.

Entre os oradores, destaque para Simon Truckenmüller, Principal UX da Mercedes-Benz, Nuno Jardim Nunes, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, Anja Saabye, Head of UX and Product Design da Universal Robots (Dinamarca), João Colaço de Freitas, Chief Product Officer da Banxware (Alemanha) e Paulo Antunes, Diretor do Departamento de Arquitetura e Desenvolvimento do Instituto de Informática e responsável pelo processo de transformação digital da Segurança Social.

O primeiro dia será dedicado a talks com especialistas nacionais e internacionais em UX, com temas que abordam desde a inteligência artificial até à transformação digital no setor público e privado. No segundo dia, com lugares muito limitados, haverá workshops práticos, onde os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em áreas como pesquisa com utilizadores e design systems.

O World Usability Day (WUD) – Dia Mundial da Usabilidade -, que se assinala este ano a 14 de novembro, é uma celebração global com o objetivo de promover a importância da usabilidade e experiência do utilizador em produtos e serviços.

“Nos últimos anos, temos visto uma mudança significativa nas empresas e organizações em relação à usabilidade. A transformação digital acelerada, especialmente devido à pandemia, obrigou as empresas a adotarem experiências digitais mais intuitivas para melhorar a satisfação dos utilizadores. A usabilidade deixou de ser um ‘extra’ e passou a ser um fator competitivo crucial, com empresas a perceberem que uma má experiência digital pode custar clientes e prejudicar a sua reputação”, explica André Carvalho, co-CEO da Tangível, organizadora do evento.

À medida que a digitalização se expande, tanto a nível global como em Portugal, os utilizadores esperam interações simples, eficazes e acessíveis. Produtos e serviços user-friendly garantem que todos os utilizadores, independentemente das suas capacidades técnicas, consigam utilizar plataformas digitais com facilidade. Isso não só melhora a satisfação do cliente, mas também reduz as barreiras de acesso a serviços essenciais, como Saúde, Segurança Social e Educação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e participativa.

O evento decorre no hotel Ikonik Lisboa. Pode consultar todo o programa e oradores participantes em https://wudportugal.com.