A Microsoft lançou um concurso que vai apoiar 10 programadores ou startups a lançarem novos negócios em torno do Kinect. O desafio passa por tirar partido do kit que facilita o desenvolvimento de aplicações para o sensor de movimentos da consola xbox, aplicando a tecnologia a novas áreas.


As inscrições no Kinect Accelerator estão abertas até ao próximo dia 25 de janeiro. Cada finalista recebe um prémio de 20 mil dólares, um kit de desenvolvimento Windows Kinect e acesso aos recursos técnicos e de suporte do programa BizSpark. Têm ainda acesso a um espaço para desenvolver o seu projeto, no âmbito de um programa de incubação com a duração de três meses e realização em Seattle.


Terminado o período de incubação da ideia as dez empresas finalistas terão a oportunidade de integrar um Investor Demo Day, para apresentarem os projetos junto de potenciais investidores e responsáveis da Microsoft.


O kit de desenvolvimento para Kinect foi disponibilizado pela Microsoft há alguns meses, embora mesmo antes disso tivessem surgido as primeiros desenvolvimentos a comprovar o interesse da tecnologia para outras áreas que não os jogos.


O SDK ficou disponível em junho com uma limitação: as aplicações desenvolvidas sobre a tecnologia não podem ser comercializadas. Só no próximo ano a Microsoft conta lançar uma versão do kit (paga) que permitirá a terceiros criar e lançar no mercado aplicações que tirem partido do sensor de movimentos.


As empresas que no âmbito desta iniciativa conseguirem chegar ao mercado com novas aplicações para o Kinect vão ter de partilhar 6 por cento do negócio com a TechStars, entidade que organiza o concurso e que, de acordo com as regras, garante uma quota nas empresas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.