Há uma nova plataforma digital que quer ajudar os lares e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) no combate à pandemia de COVID-19. A SupERa (Plataforma de Suporte às Estruturas Residenciais) permite fazer o acompanhamento da saúde dos utentes, com os dados a serem monitorizados pela Linha Covid Lares, que gerará alertas caso surjam situações em que seja necessário intervir.

Lançada ainda nesta semana, a SupERa quer facilitar o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos utentes, apresentando-se como uma ferramenta de apoio às instituições na vigilância ativa dos sintomas associados à COVID-19, mas também de identificação precoce de outras doenças do foro respiratório.

A informação ficará disponível numa área reservada da Instituição, permitindo uma análise da evolução das medições de cada paciente. O sistema da plataforma gera três tipos de alertas, numa escala com as cores verde, amarelo e vermelho, de modo a orientar os profissionais de Saúde em relação às decisões que têm de tomar perante os quados clínicos dos residentes.

A nova plataforma contribuirá ainda para a digitalização do registo das medições e promete tornar mais eficiente as rondas dos profissionais que as realizam, uma vez que a informação pode ser gravada diretamente na SupERa através de um smartphone ou de um tablet.

Projeto “Aconchegar”: como a união de esforços garantiu a entrega de camas e equipamentos aos Hospitais no pico da pandemia
Projeto “Aconchegar”: como a união de esforços garantiu a entrega de camas e equipamentos aos Hospitais no pico da pandemia
Ver artigo

Para Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a “digitalização e a transição digital das instituições do setor social, e a introdução de meios de digitalização no funcionamento do dia-a-dia dos lares, são absolutamente prioritárias”. Assim, “programas como o SupERa são fundamentais para garantir a segurança e acompanhamento dos utentes”, defendeu a Ministra no lançamento da plataforma.

O programa da SupERa, que inclui ainda a entrega de 2.400 oxímetros a todos os lares de idosos do país, resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Algarve Biomedical Center, no âmbito das medidas de apoio criadas pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social dirigidas às ERPI e lares no contexto da pandemia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.