O projeto MOSAICO, desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), foi eleito como um dos melhores exemplos de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal durante a edição nacional dos World Summit Awards 2023.

Promovidos pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), os WSA Portugal 2023 procuram destacar o melhor conteúdo digital e as aplicações mais inovadoras.

O MOSAICO apresenta-se como um modelo comum de desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais e tem como objetivo promover a relação das pessoas e das empresas com o Estado com uma única identidade e o acesso inclusivo aos serviços públicos.

A ferramenta transversal está disponível para que toda a Administração Pública, para que seja possível desenhar e desenvolver melhores serviços públicos digitais e que assegurem uma experiência de usabilidade mais intuitiva. Entre as áreas técnicas disponibilizadas pela ferramenta incluem-se arquitetura empresarial, interoperabilidade, usabilidade, inteligência artificial e cloud.

Conheça os vencedores da edição nacional dos World Summit Awards 2023

Entre os vencedores da edição nacional dos World Summit Awards 2023 destaca-se também a Ethiack, que foi a grande vencedora do prémio da startup mais promissora no Road 2 Web Summit, ganhando um um prémio de 15.000 euros.

Road 2 Web Summit: startup mais promissora quer reforçar a cibergurança no crescimento da inovação
Road 2 Web Summit: startup mais promissora quer reforçar a cibergurança no crescimento da inovação
Ver artigo

A plataforma de cibersegurança B2B recorre a uma estratégia que combina o potencial humano e das máquinas, incluindo IA e machine learning, para proteger contra ameaças. Outro dos objetivos da startup passa por diminuir a discrepância que existe entre a tecnologia que é criada e a segurança, ambicionando colmatar essa falha num prazo de cinco a 10 anos.

Os projetos vencedores seguem agora representar o Portugal na competição mundial dos World Summit Awards, que vai decorrer entre os dias 14 a 17 de abril de 2024, no Chile.

Agora, a próxima etapa dos World Summit Awards passa pela reunião do Grand Jury, onde serão selecionados os 40 vencedores a nível mundial. O anúncio será feito no primeiro semestre do próximo ano, em antecipação ao WSA Global Congress. Recorde-se que os World Summit Awards são uma iniciativa global das Nações Unidas que promove e seleciona inovações digitais locais com impacto global na sociedade.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação sobre os vencedores da edição nacional dos World Summit Awards 2023 (Última atualização: 13h01)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.