“Disruptions: The Great Digital Tech (R)Evolutions” é o tema escolhido para o congresso da APDC que há muito deixou de ser dominado pelas telecomunicações. Este ano o evento da Associação para a Promoção e Desenvolvimento das Comunicações (APDC) tem como presidente um ex ministro da economia, Pedro Siza Vieira, e isso nota-se no alinhamento de temas.
Durante dois dias, 9 e 10 de maio, a agenda vai contar com os tradicionais tópicos do mundo das comunicações, entre os quais o Estado da Nação, mas também com o impacto da inovação tecnológica, onde não falta a Inteligência Artificial e as criptomoedas, mas sobretudo os efeitos económicos.
“O Congresso deste ano é particularmente oportuno: os anos recentes têm sido de mudanças significativas na organização da economia global, na disponibilização a grande escala de tecnologias com potencial para afetar o modo como organizamos a nossa vida coletiva, na discussão da regulação da atividade digital e no modo como Portugal é afetado por todos estes fatores”, refere Siza Vieira, presidente do 32º Digital Business Congress.
A ideia é que as tecnologias digitais vão permitir a Portugal “dar verdadeiros saltos qualitativos”, como sublinha o antigo ministro da Economia, que admite que “apesar do país ter evoluído muito nas últimas décadas e de hoje registarmos uma alteração de fundo no perfil da generalidade das nossas empresas, muito mais exportadoras, enquanto estamos a desenvolver uma economia muito mais assente em serviços tecnologicamente avançados, há ainda múltiplos desafios críticos que urge enfrentar e ultrapassar”.
Online e presencial, em Lisboa
Este ano o Congresso da APDC volta a contar com uma realização em “formato de programa de televisão”, com a parceria da RTP, e a transmissão online no SAPO TEK, onde pode acompanhar todas as sessões. Há ainda a possibilidade de participar presencialmente nos debates em Lisboa, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, onde estão prometidas várias iniciativas.
“A nossa expectativa é conseguir com a edição de 2023 do Congresso da APDC extrair tudo o que poderemos fazer melhor e mais, nas várias frentes em discussão, para que Portugal acompanhe o pelotão da frente da transição digital, criando-se todas as condições para se posicionar como um player de relevo, pela sua inovação e soluções, no panorama europeu e até mundial”, sublinha Sandra Fazenda, Diretora Executiva da APDC.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do congresso da APDC, onde é também possível consultar a agenda.
No primeiro dia a sessão de abertura contará com o presidente do Congresso, Pedro Siza Vieira, assim como com Carlos Moedas e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, além do presidente da APDC, Rogério Carapuça.
Na agenda está também a intervenção de Kellie Barnes, ex- Chief Disruption Officer da Asahi Beverages com o tema Hypothesizing the impact of technology on our lives, seguindo-se os primeiros debates sobre Tokens e a criação de valor económico e a disrupção do digital na forma como vivemos e trabalhamos.
O economista Ricardo Reis está também na lista de oradores, num debate com Pedro Siza Vieira e Pedro Faustino, Managing Director, Axians Portugal, sobre o tema “Economics is All About Disruption? Yes, Let’s Debate How”, analisando-se as grandes mudanças económicas internacionais e a forma como a inflação e as taxas de juro reais podem afetar o país e o setor do digital.
Os criptoativos são tema de três sessões na agenda de 2023 e a inteligência artificial está também entre os tópicos incontornáveis de debate, assim como a cibersegurança e o potencial da tecnologia quântica.
Conte ainda com um debate sobre a implementação do PRR no segundo dia do congresso, com o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos a fazer um ponto de situação da implementação, seguindo-se o debate entre o novo líder da CIP, Armindo Monteiro, e Victor Calvo-Sotelo, presidente da DigitalES, onde será abordada a aposta do PRR espanhol no digital.
Os temas das telecomunicações, com os players de infraestruturas Cellnex, Vantage Towers e FastFiber e os operadores Altice, NOS e Vodafone, no tradicional Estado da Nação das Telecomunicações, prometem também animar o debate.
A agenda completa pode ser consultada online e as sessões podem ser acompanhadas online em transmissão direta a partir de amanhã no SAPO TEK.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários