
Chama-se Fravizel, é uma empresa portuguesa de engenharia e metalomecânica, foi distinguida como a vencedora da 20.ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, pelo “crescimento robusto, eficiente e com elevada rentabilidade”. A maioria do volume de negócios é proveniente de exportações e o investimento em I&D é de 18%.
Fundada em 1980 e com sede em Alcanede, Santarém, dedica-se à conceção, desenvolvimento e fabricação de máquinas para pedreiras, florestas e outros sectores industriais.
Com uma trajetória de 25 anos de atividade, a empresa foi pioneira a nível mundial no desenvolvimento e produção de máquinas para pedreiras completamente telecomandadas, aumentando a produtividade e reduzindo os riscos dos operadores.
A Fravizel registou um crescimento anual de 24% no volume de negócios nos últimos três anos e um resultado líquido em 2023 de aproximadamente quatro milhões, revelando um percurso de expansão contínua e sustentada.
O seu crescimento é caracterizado pela melhoria dos indicadores de eficiência e produtividade e ainda uma capacidade de gerar valor de forma consistente. Com uma rentabilidade de 41%, “a empresa evidencia uma gestão operacional sólida e uma forte competitividade no mercado”.
A empresa notabiliza-se ainda pelo seu alto desempenho e política de inovação tecnológica, que se reflete através de vários fatores nomeadamente uma intensidade de I&D de 18%, muito superior à média do sector.
A sua presença internacional é igualmente relevante, com 52% do volume de negócios proveniente de exportações e presença em 62 países.
Além da Fravizel, foram finalistas desta edição a Controlar, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel. A atuar em diferentes sectores como o automóvel, aeroespacial, defesa, embalagem e serviços de localização linguística, e sediadas em diferentes pontos do país, as empresas finalistas foram selecionadas com base em critérios altamente exigentes, que incluem robustez financeira, desempenho económico e investimento em I&D, "sendo todas elas exemplos notáveis de inovação e crescimento empresarial", refere-se em comunicado.
O Prémio PME Inovação COTEC-BPI distingue as empresas de média dimensão "que se notabilizam por inequívoca competitividade e crescimento internacional assentes na liderança orientada para a utilização do conhecimento e da inovação nos processos produtivos, nas práticas de gestão e na criação de uma cultura organizacional distintiva".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários