Já foram revelados os resultados da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para o ano de 2020/2021 que estão publicados no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior dá conta da colocação de perto de 10 mil alunos, dos quais  5.253 colocados no ensino politécnico e 4.534 no ensino universitário. Ao todo tinham apresentado candidatura nesta fase 22.854 alunos.

"No conjunto da primeira e segunda fases do Concurso deste ano, já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 53.984 novos estudantes, o que representa um aumento de 16% face à 2ª fase do ano passado de 2019/20", refere a mesma fonte.

Na primeira fase do concurso nacional de acesso já tinham sido colocados 50.964 estudantes, dos quais se matricularam 46.372 (91%). Com os cerca de 10 mil estudantes colocados nesta 2.ª fase o Ministério diz que "confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 95 mil novos estudantes em 2020/21 quando consideradas todas as vias de ingresso".

tek 2ª fase candidaturas ensino superior

Há 4.255 vagas para a 3ª fase

Os dados partilhados mostram que ficaram ainda por preencher  4.255 vagas, que podem
ser agora disponibilizadas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso. Pode reverter também para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso.

Nesta segunda fase alguns cursos preencheram todas as vagas, mas outros não tiveram nenhum aluno colocado, como é o caso de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, e Tecnologias da Informação e Multimédia no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

A maioria das vagas que ficaram por ocupar na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior são de cursos em institutos politécnicos e a quase totalidade em universidades e politécnicos fora de Lisboa e Porto.

As candidaturas à 3.ª fase decorrem entre 22 e 26 de outubro, estando o Concurso Nacional de Acesso de 2020 concluído até ao final de outubro, como inicialmente planeado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.