Os resultados foram divulgados ontem pela Direção Geral de Ensino Superior que confirma um aumento do número de estudantes colocados já na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, o valor mais alto desde 2010.

Destes alunos, 27.648 entraram em universidades, enquanto 17.266 ingressaram no ensino politécnico, que está a crescer mais do que o ensino universitário nas colocações, subindo 8,4% face aos 2,3% das universidades.

Segundo os dados da DGES,  o número de estudantes já colocados nas áreas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e na área de Física aumentou 10% face ao ano anterior, mas também as notas subiram nos cursos mais procurados, com o Instituto Superior Técnico a manter os dois primeiros lugares, seguido da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Ensino Superior - Primeira fase

Na primeira fase apresentaram-se a concurso 52.434 candidatos, um número 6% acima do que na mesma fase do ano anterior, naquele que é o maior número de candidatos desde 2009. 85,7% dos alunos foram colocados, com 83,4% a entrar numa das suas três primeiras opções.

Como foi referido o número de colocados aumentou, mas ainda sobram 6.225 vagas que podem ser usadas nas segunda e terceira fases, sendo que há 44 cursos que não tiveram qualquer colocação.

Nos cursos de média mais alta não sobraram vagas, e tipicamente são os de médias mais baixas que têm menos procura.

Nas áreas de Engenharias e Afins foram colocados 7.664 alunos, mas ainda sobram 1.412 vagas para as próximas fases. Esta é, aliás, a área de estudos com mais vagas disponíveis para as próximas fases, embora lidere também a lista das que tem mais colocações, seguida das ciências empresariais e saúde.

De notar ainda que os cursos de Direito da Universidade de Lisboa e de Coimbra são os que mantêm maior número de vagas e alunos colocados.

Ensino Superior - Primeira fase

Veja ao detalhe os principais dados das colocações de 2017 na galeria de imagens abaixo, com os quadros mais relevantes.

A segunda fase decorre agora de 11 a 22 de setembro com as vagas que sobraram ou que forem libertadas por falta de inscrição.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.