Uma equipa da Universidade do Porto conquistou uma medalha de prata no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), a prova regional do sudoeste europeu do International Collegiate Programming Contest (ICPC) que reúne as melhores universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Israel.
Ao todo, nesta edição do SWERC, participaram 120 equipas vindas de 53 universidades. A “Heroes of C” destacou-se como a melhor equipa portuguesa, tendo conquistado o 5º lugar, como explica Pedro Ribeiro, do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e treinador da equipa, numa nota à imprensa.
A equipa, composta por Duarte Nóbrega (Licenciatura em Ciência de Computadores, DCC/FCUP), Paulo Sousa (Mestrado em Ciência de Computadores, DCC/FCUP) e Kevin Pucci (Mestrado Integrado em Medicina, ICBAS), conseguiu resolver 10 dos 12 problemas propostos, menos um problema que os primeiros classificados. Os estudantes já tinham ganho a edição de 2022 da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP).
“Este resultado é uma continuação dos excelentes resultados de equipas da Universidade do Porto nesta competição, sendo que em 21 das últimas 27 edições a melhor equipa portuguesa na competição é sua”, afirma Pedro Ribeiro. “Mais ainda, das 10 classificações no top-8 de uma equipa portuguesa, 9 são de equipas da U. Porto (e 8 dessas classificações são com alunos do DCC/FCUP)”.
O ICPC é considerado o o maior, mais antigo e mais prestigiado concurso universitário de programação e algoritmia em todo o mundo, contando com mais de 40 anos de existência e envolvendo mais de 50 mil alunos e mais de 3000 universidades. Em 2019 a Universidade do Porto acolheu a fase final do ICPC, sendo esta a primeira vez que a competição se realizou em Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários