A Alfândega do Porto recebe a 4 de abril a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Trata-se do maior evento mundial na área da programação para estudantes universitários. A organização estará a cargo da Universidade do Porto, com o apoio da Câmara, do Turismo de Portugal e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

É a primeira vez que a ICPC se vai realizar em Portugal, com a curiosidade de coincidir com a estreia de uma equipa nacional (da Universidade do Porto) na final mundial da competição.

As 135 equipas finalistas – compostas por mais de 400 participantes, de 47 nacionalidades – instalam-se de 31 de março a 5 de abril na Alfândega do Porto, para uma semana dedicada à programação. Além da competição, irão decorrer outras iniciativas, como apresentações, feiras, hackathons ou workshops.

Os Estados Unidos e a China são os países mais representados, com 17 equipas cada. Segue-se a Rússia, vencedora das últimas edições, com dez equipas, estando ainda em destaque Brasil, Egipto, Síria e Índia, todos com seis.

A entrada no evento é gratuita, embora limitada à lotação do espaço, estando prevista a emissão em streaming para todo o mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.