A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) acaba de lançar um curso de curta duração sobre Inteligência Artificial em Saúde. A formação de dois meses conta com Bolsas para incentivo à qualificação ou atualização de competências no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), às quais os alunos se podem candidatar.

Decorrendo em formato presencial e eminentemente prático, o curso começa em outubro e prolonga-se até dezembro. Ao longo destes dois meses, será possível ter acesso a uma abordagem interdisciplinar que combina os fundamentos da inteligência artificial com aplicações práticas no sector da saúde, descreve a ENSP NOVA em comunicado.

Destina-se a gestores de saúde, profissionais de saúde e cientistas de dados interessados neste sector, que pretendam aprofundar os conceitos e aplicabilidade da inteligência artificial, em áreas como a dos diagnósticos, tratamentos e gestão de cuidados de saúde.

Ao longo do plano do curso, vão ser abordados temas como os princípios da Ciência de Dados e Big Data em Saúde, a Inteligência Artificial em Saúde bem como machine learning e deep learning. Fazem igualmente parte do conunto de assuntos tratados a visão computacional, GeoAI, EdgeAI, design centrado no utilizador, gestão de projetos em inteligência artificial em saúde, assim como considerações éticas, potenciais riscos e desafios na implementação de IA na área da saúde.

O novo  curso vem complementar e reforçar a oferta que a ENSP NOVA tem na área da transformação digital e da saúde digital, que conta já com uma Pós-Graduação em Digital Health e com cursos de curso de curta duração nestas áreas, como Fundamentos de Data Science.

Em toda a oferta formativa é sempre possível optar por algumas unidades curriculares relacionadas com a área da saúde e tecnologia, o que permite adaptar o percurso na ENSP NOVA às necessidades e interesses dos alunos, sublinha-se.